Repositório Institucional da UNISO
 

As questões da informática são resolvidas com pura técnica ... ou não ?: dificuldades de ensino e de aprendizagem

dc.contributor.advisorAragão, Rosália Maria Ribeiro de
dc.contributor.authorMunhoz, Levi Rodrigues
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:20Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:20Z
dc.date.issued1999
dc.description.abstractNos cursos de Análise de Sistemas e Tecnologia em Processamento de Dados são formados profissionais, preferencialmente, para atuar desenvolvimento de sistemas para as áreas burocráticas das empresas, como Contabilidade, Vendas, Custos, Controle de Produção, etc. Nesta dissertação procuro estudar os problemas que podem ser empecilhos tanto a prática de ensino do docente quanto ao aprendizado dos estudantes em sala de aula, quando o assunto é linguagem e técnicas de programação e indicar alguns caminhos que tornem esse processo mais eficiente e menos traumático. O foco está nos estudantes dos cursos de Análise de Sistemas e Tecnologia em Processamento de Dados, apesar de entender que muitos dos conceitos, a respeito de educação de informática aqui tratados, sejam de interesse de professores e alunos de outros cursos. Tomo como referencial quadros teóricos relativos aos processos de ensino-aprendizagem-conhecimento, bem como resultados de experiências no ensino desse assunto em mais de 12 anos de atividade docente em entidades de 3ª grau, procurando apontar erros e acertos (mais erros que acertos). Quando ao método de pesquisa posso dizer que foram feitas entrevistas com professores das faculdades: Fatec, Prudente de Moraes, Objetivo e Uniso e alunos das faculdades Prudente de Moraes e Uniso das cidades de Itu e Sorocaba, sendo dada principal atenção à minha própria prática docente através de pesquisa qualitativa. A escolha dos 4 professores recaiu: sobre os que, em curso de Mestrado ou lato sensu, tiveram disciplinas relacionadas com didática e que os fez refletir suas práticas; ministram a disciplina de Linguagem e Técnicas de Programação há mais de 4 anos e atuam em mais de uma faculdade. O perfil dos 5 alunos entrevistados é o seguinte: Item Cursou a disciplina 2 sim 3 em curso Foi aprovado na primeira vez 2 sim 2 não Aproveitamento 3 sem dificuldade 2 com dificuldade É feito diálogo com autores que tem voltado suas pesquisas para a tríade ensino/aprendizagem/conhecimento, mais especificamente no ensino de linguagens de programação, procurando enfocar formas pelas quais o conhecimento pode ser ensinado Os referenciais teóricos foram dentre outros: Pesquisa Ação, Conceitos e Conteúdos, Auto conceito e Auto estima, ajuda pedagógica e tipos de abordagem, profunda e superficial. Para escrever esta dissertação, usei uma metodologia narrativa (Larrosa, Arnaus, Ferrer, de Lara, Connelly, Clandinin e Greene, 1995). Esses elementos foram usados para analisar os conflitos no ensino e aprendizagem dessa matéria. Ao final, que método devemos adotar para ensinar e o aluno realmente aprender? Qual será a fórmula? Numa primeira parte procuro situar o problema no tempo e no espaço, fazendo uma breve explanação sobre a história da informática, passado, presente e arriscando algumas previsões para o futuro e apontando em que situações se aplica o uso de programação de computadores. Neste ponto também procuro fazer uma explanação sobre os conteúdos tratados e a forma como são tratados. Na segunda parte analiso os dados coletados de alunos e de outros professores desta área e referenciais teórico-etodológicos que auxiliem docentes e estudantes no trabalho de ensino e aprendizagem das questões relativas informática.pt
dc.description.abstractThe Systems Analysis and Data Processing Technology courses form professionals mainly to work on the development of systems for companies burocratic areas, such as Accounting Department, Sales Department, Costing Department, Production Control Department, etc. In this dissertation I study some issues which could cause difficulties for the teacher and learner in questions about programming languages and techniques, suggesting some ways to change it into a more efficient and less traumatic process. The focus is on the Systems Analysis and Data Processing Technology students, although I consider that much of the concepts about education in Informatics here analyzed might interest teachers and students of different areas. I take as reference, theoretical concepts related to teaching-learning-knowledge process, as well as data from my twelve years experience of this subject as a Professor, trying to point out some mistakes and some things that worked well. Concerning to the research methodology, I can say that professors and students from Fatec, Prudente de Moraes, Objetivo, and Uniso were interviewed, with special attention to my own teaching practice, through a qualitative research. I choose the Professors- subject who (a) in their specialization courses, Lato or Strict Sensu, studied disciplines related to Didactics which had led them to reflect on their practice; (b) Professors who have taught Language and Programming Techniques for more than four years and at present teach at more than one college. The p IV of the five students interviewed is the following: Item Registered for the discipline 2 yes 3 in course Passed in the first exam 2 yes 2 no Succeeded 3 without difficulties 2 with difficulties It was made a dialog with authors who have researched teaching/learning/knowledge questions, specifically on the area of Programming Languages, trying to focus on ways knowledge can be taught. The theoretical references were, among others: action research, concepts and contents, self concept and self steam, pedagogical help and approach models, deep and superficial. This dissertation was written according to the narrative methodology (Larrosa, Arnaus, Ferrer, de Lara, Connley, Clandinin and Greene, 1995). Those elements were used to analyze the conflicts existing in the teaching and learning of such subject. At last, what method should we adopt to teach, that makes the learner really learn? What would be the formula? In the first part, I try to situate the problem in time and space, making a short explanation about the history of Informatics, past, present and making some predictions about the future, showing in what situations the computer programming shall be used. I also make an explanation about the contents and the way they are worked. In the second part, I analyze the data collected from students and Professors under theoretical and methodological references that help teachers and learners in the teaching and learning questions related to Informatics.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/247
dc.subjectInformática - Estudo e ensino (Superior)
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores) - Ensino e aprendizagem
dc.titleAs questões da informática são resolvidas com pura técnica ... ou não ?: dificuldades de ensino e de aprendizagem
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
56200.pdf
Tamanho:
6.43 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format