Repositório Institucional da UNISO
 

O ato de estudar na formação de alunas-professoras do último semestre do curso de Pedagogia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo destacar a importância do “ato de estudar” na história de vida das alunas-professoras do último semestre do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Boituva, localizado na cidade de Boituva, no interior de São Paulo. Os dados utilizados foram obtidos a partir de estratégias metodológicas complementares : 1 – Questionário enviado a todas as alunas do último semestre do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Boituva que acumulavam concomitantemente a função de professoras em escolas localizadas na região, solicitando dados sobre o perfil sócio/econômico/pedagógico/cultural de cada uma das “investigadas”, bem como dados referentes às suas respectivas posturas frente a importância do “ato de estudar”; 2 – Duas redações, sendo uma solicitada no início do curso e outra ao final sobre a importância do “ato de estudar” para a vida de cada uma delas, destacando em termos a “história de vida”, como este processo surgiu e se desenvolveu até a situação que se encontra no atual momento; 3 – Entrevistas com o intuito de confrontar alguns dados obtidos nas metodologias descritas com a finalidade de conhecer o sentimento subjetivo da importância que cada uma informou dar para o “ato de estudar”. Apesar do “ato de estudar” se justificar por si mesmo, a sua escolha se deve por duas razões principais: 1 – Pela necessidade de compreensão da importância deste hábito no processo de formação de professores; 2 – Pelas condições de estímulo ou obstrução que atuam juntas. As análises realizadas a partir dos dados utilizados nos mostraram a importância da história de vida na formação do professor, pois dificilmente poderemos interferir na formação dos outros, sem antes termos procurado compreender o nosso próprio processo de formação. Assim, através da história de vida de professores e no acúmulo de conhecimentos adquiridos consolidados em um trabalho permanente de reflexão pelas alunasprofessoras, é que fixei o objeto de investigação da presente pesquisa.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item