O ato de estudar na formação de alunas-professoras do último semestre do curso de Pedagogia
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo destacar a importância do “ato de estudar” na história de vida das alunas-professoras do último semestre do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Boituva, localizado na cidade de Boituva, no interior de São Paulo. Os dados utilizados foram obtidos a partir de estratégias metodológicas complementares : 1 – Questionário enviado a todas as alunas do último semestre do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Boituva que acumulavam concomitantemente a função de professoras em escolas localizadas na região, solicitando dados sobre o perfil sócio/econômico/pedagógico/cultural de cada uma das “investigadas”, bem como dados referentes às suas respectivas posturas frente a importância do “ato de estudar”; 2 – Duas redações, sendo uma solicitada no início do curso e outra ao final sobre a importância do “ato de estudar” para a vida de cada uma delas, destacando em termos a “história de vida”, como este processo surgiu e se desenvolveu até a situação que se encontra no atual momento; 3 – Entrevistas com o intuito de confrontar alguns dados obtidos nas metodologias descritas com a finalidade de conhecer o sentimento subjetivo da importância que cada uma informou dar para o “ato de estudar”. Apesar do “ato de estudar” se justificar por si mesmo, a sua escolha se deve por duas razões principais: 1 – Pela necessidade de compreensão da importância deste hábito no processo de formação de professores; 2 – Pelas condições de estímulo ou obstrução que atuam juntas. As análises realizadas a partir dos dados utilizados nos mostraram a importância da história de vida na formação do professor, pois dificilmente poderemos interferir na formação dos outros, sem antes termos procurado compreender o nosso próprio processo de formação. Assim, através da história de vida de professores e no acúmulo de conhecimentos adquiridos consolidados em um trabalho permanente de reflexão pelas alunasprofessoras, é que fixei o objeto de investigação da presente pesquisa.