O ato de estudar na formação de alunas-professoras do último semestre do curso de Pedagogia
dc.contributor.advisor | Salles, Fernando Casadei | |
dc.contributor.author | Luco, Tânia Maria de Paula Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:52:41Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:52:41Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo destacar a importância do “ato de estudar” na história de vida das alunas-professoras do último semestre do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Boituva, localizado na cidade de Boituva, no interior de São Paulo. Os dados utilizados foram obtidos a partir de estratégias metodológicas complementares : 1 – Questionário enviado a todas as alunas do último semestre do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Boituva que acumulavam concomitantemente a função de professoras em escolas localizadas na região, solicitando dados sobre o perfil sócio/econômico/pedagógico/cultural de cada uma das “investigadas”, bem como dados referentes às suas respectivas posturas frente a importância do “ato de estudar”; 2 – Duas redações, sendo uma solicitada no início do curso e outra ao final sobre a importância do “ato de estudar” para a vida de cada uma delas, destacando em termos a “história de vida”, como este processo surgiu e se desenvolveu até a situação que se encontra no atual momento; 3 – Entrevistas com o intuito de confrontar alguns dados obtidos nas metodologias descritas com a finalidade de conhecer o sentimento subjetivo da importância que cada uma informou dar para o “ato de estudar”. Apesar do “ato de estudar” se justificar por si mesmo, a sua escolha se deve por duas razões principais: 1 – Pela necessidade de compreensão da importância deste hábito no processo de formação de professores; 2 – Pelas condições de estímulo ou obstrução que atuam juntas. As análises realizadas a partir dos dados utilizados nos mostraram a importância da história de vida na formação do professor, pois dificilmente poderemos interferir na formação dos outros, sem antes termos procurado compreender o nosso próprio processo de formação. Assim, através da história de vida de professores e no acúmulo de conhecimentos adquiridos consolidados em um trabalho permanente de reflexão pelas alunasprofessoras, é que fixei o objeto de investigação da presente pesquisa. | por |
dc.description.abstract | This thesis has as objective to detach the importance of the "act to study" in the history of life of the students-teachers of the last semester of the Curso de Pedagogia of the Instituto de Educação Superior de Boituva, located in the city of Boituva, in the interior of São Paulo State. The used data had been gotten from complementary methodological strategies: 1 – A questionnaire was sent to all the pupils of the last semester of the Curso de Pedagogia of the Instituto de Educação Superior de Boituva, who concomitantly accumulated the function of teachers in schools located in the region, requesting elements on the social/economic/pedagogical/cultural profile of each one of the "investigated", as well as referring data to its respective positions face the importance of the "act to study" ; 2 - Two writings, one requested at the beginning of the course and the other at the end, on the importance of the "act to study" for the life of each one of them, detaching in terms the "history of life", as this process appeared and if it developed until the situation that if finds at the current moment; 3 - Interviews with intention to collate some data gotten in the described methodologies with the purpose to know the feeling subjective of the importance that each one informed to give for the "act to study". Despite the "act to study" justifies itself by itself, its choice must have two main reasons: 1 - For the necessity of understanding the importance of this habit in the process of formation of teachers; 2 - For the conditions of stimulus or blockage that act together. The analysis carried through from the data used in, had shown us the importance of the history of life in the formation of the teacher, therefore hardly we will be able to intervene in the formation of the others, without before had looked for to understand our own process of formation. Thus, through the history of life of teachers and in the accumulation of knowledge acquired and consolidated in a permanent work of reflection done by the students-teachers, is that I fixed the object of inquiry of the present research. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/296 | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Hábito de estudar | |
dc.subject | Pedagogia | |
dc.title | O ato de estudar na formação de alunas-professoras do último semestre do curso de Pedagogia | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1