Repositório Institucional da UNISO
 

Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos: analfabetismo e voluntariado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A pesquisa apresentada tem como finalidade problematizar as relações entre Analfabetismo e Voluntariado no âmbito do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos desenvolvido como prática extensionista da Universidade de Sorocaba, UNISO e a linha de Pesquisa "Instituição Escolar: políticas e práticas do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba. A estrutura redacional proposta é a que segue. O primeiro capítulo trará uma contextualização histórica/política/econômica e educacional, que nos permitirá entender minimamente os atuais índices de analfabetismo no Brasil, que de acordo com dados de 2000, atingem 16,63% da população com mais de 14 anos. O segundo capítulo examina a presença do voluntariado, com base num breve histórico de sua origem no mundo e no Brasil; além disto, descreve as áreas de atuação, as leis que regulamentam o trabalho voluntário e a articulação dessa prática social com o chamado Terceiro Setor. Observa-se também quais implicações dessa proposta para a sociedade em curso e de que maneira a mídia divulga esse tema. O terceiro capítulo aborda o Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, criado com o objetivo de alfabetizar parte da população de Jovens e Adultos excluídos de seu direito à educação. Neste capítulo registra-se pesquisa de campo com parte do corpo docente voluntário, do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, focada na relação voluntariado e analfabetismo. O percurso desenvolvido busca revelar e compreender possíveis motivos que orientam a participação de professores voluntários diante dos desafios de alfabetizar jovens e adultos da população de Sorocaba e Região.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item