Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação e infância: um estudo de caso sobre a produção cultural na educação infantil

dc.contributor.advisorGonçalves, Maurício Reinaldo
dc.contributor.authorMüzel, Andrei Alberto
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:58Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:58Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como finalidade analisar a relação da Comunicação na Infância, pensada a partir da produção cultural das crianças de Educação Infantil. A pesquisa foi organizada em duas partes, na primeira considerou-se um campo teórico e na segunda a opção de uma pesquisa empírica, de amostragem. A Comunicação na infância foi abordada a partir de conceitos estabelecidos para Comunicação, Cultura e Infância, como formação de um campo de delimitação, e ao mesmo tempo um campo sustentador. A infância abordada neste estudo refere-se à Educação Infantil como campo de organização social e de relações entre as crianças e adultos, com reflexões sobre a reconstrução das culturas infantis que compõem assim uma infância institucionalizada cuidou de analisar os tempos e espaços que são garantidos às crianças na ação de suas brincadeiras. Sobre a produção cultural e as crianças, observamos as dimensões sobre as culturas produzidas “pelas as crianças e para as crianças”. As culturas infantis também são observadas com relação ao desenvolvimento tecnológico, fazendo investigação com as mídias, suas influências e contribuições para as culturas infantis e consequentemente para a construção da identidade da criança. A pesquisa empírica teve como campo uma instituição de Educação Infantil com grupos de crianças de 3 e 4 anos. Analisou-se 22 encontros das crianças em situações de suas brincadeiras, atividades planejadas e ainda nas suas aulas de capoeira. Consideramos as crianças como produtoras de cultura, além de conceitos. A criança é um sujeito autônomo, produtor de cultura, e de linguagem. Educar é um processo de troca de cultura, troca de linguagens, em que os seres envolvidos criam vínculos e se transformam. Observamos a infância por meio de um viés comunicacional, relacionado à Educação Infantil, trata-se de priorizar este intercâmbio e de transformá-lo, valorizando a cultura como fruto da relação comunicacional.pt
dc.description.abstractThis research aimed to examine the relationship of Childhood Communication, founded on the cultural production of children of kindergarten. The survey was organized into two parts, the first was considered a theoretical and the second option an empirical sampling. Communication in childhood was approached from concepts for Communication, Culture and Childhood, raining as a field boundary , while a field sustainer . Childhood addressed in this study relates to the field of early childhood education as a social organization and relationships between children and adults , with reflections on the reconstruction of childhood cultures that make up a childhood institutionalized well cared for analyzing the time and space that are guaranteed to children in their play action . On cultural production and children, observe the dimensions on crops produced " by children and for children ." Cultures children are also observed with respect to technological development , doing research with the media, his influences and contributions to children's cultures and consequently to build the child's identity . Empirical research was to field an institution Childhood Education with groups of children 3 to 4 years . We analyzed 22 encounters of children in situations of their play, planned activities, and even in their capoeira classes. Consider children as producers of culture , beyond concepts. The child is an autonomous subject , producer of culture and language . Education is a process of cultural exchange , exchange of languages in which the beings involved and create bonds become . We observed the children through a communicational bias , related to early childhood education , it is prioritizing this exchange and transform it , valuing culture as a result of the communication relationship.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/624
dc.subjectComunicação
dc.subjectEducação de crianças
dc.subjectComunicação e cultura
dc.subjectCrianças - Aspectos sociais
dc.titleComunicação e infância: um estudo de caso sobre a produção cultural na educação infantil
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
92461.pdf
Tamanho:
1.29 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format