Repositório Institucional da UNISO
 

Escola, poder e exclusão social: práticas de exclusão na escola pública primária sorocabana nos anos 60 do século XX : uma contribuição para a história das práticas de exclusão social no Brasil

dc.contributor.advisorBarreira, Luiz Carlos
dc.contributor.authorRondello, Pedro Alexandre
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:55Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:55Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractEstudando sobre o tema exclusão constatei a ampla abrangência de seus significados e formas de manifestação. Para além dos conceitos sociológicos do tema, desenvolvi a presente dissertação no sentido de investigar formas sutis e, por vezes, contraditórias de práticas de exclusão social. Meu objetivo, neste trabalho, foi o de buscar na escola pública primária sorocabana, atuante na década de 60 do século XX, práticas que promoveram a condição de exclusão, contribuindo para o exercício de exclusões sociais no Brasil e, com base neste recorte temporal, selecionei a Escola Municipal ″ Dr. Getúlio Vargas " por sua projeção no cenário cultural da cidade que faz com que represente rica fonte de materiais e informações que tratam do tema proposto . Utilizando-me de documentos, oficiais e extra- oficiais, e entrevistas com os sujeitos que protagonizaram a historia da educação e da escola naquele dado momento histórico, apresento de forma sintetizada o processo de formação e ampliação da Educação na cidade de Sorocaba e, pormenorizadamente, o processo da concepção e formação da Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas” dentro do panorama educacional da cidade, desde seus primórdios até a atualidade. Num segundo momento realizei o tratamento dos dados obtidos através das entrevistas realizadas, evidenciando práticas relacionadas ao tema da pesquisa para, no terceiro capítulo, serem articulados com a teoria psicanalítica de Donald Woods Winnicott que aponta para importância e alto nível de responsabilidade do ambiente no processo de formação e desenvolvimento da personalidade humana . O presente trabalho procura trazer à luz aspectos relacionados às práticas educacionais dos anos sessenta do século XX, no que diz respeito à inclusão e exclusão, aspectos estes que ficariam na obscuridade e talvez se perdessem.por
dc.description.abstractStudying the theme “exclusion” I noticed the broad extension of its significance and ways of manifestation. In addition to the sociological concepts of the subject, I developed the present dissertation in order to investigate subtle and very often contradictory forms of practicing social outcasting. My aim in this work was to search in the public primary school of Sorocaba, which was very active in the 20th century in the decade of the sixties, practices which promoted the condition of exclusion, contributing to the exercise of social outcasting in Brazil , and, based on this period of time, I chose the municipal school “Dr. Getulio Vargas” due to its projection in Sorocaba’s cultural scene, which makes it a rich source of material and information regarding the subject. Using oficial and extra oficial documents and interviews with people who were at the center of the history of education and the school at that specific historical moment, I present in a concise way the process of conception and formation of “Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas” within the education panorama of the city, since its early days until the present time. In a second moment I dealt with all the data I obtained trough interviews, making the practices pelated to the subject of my research evident, in order to articulate them, in the third chapter, with Donald Woods Winnicott’s psychoanalytical theory, which points to the importance and high level of responsibility of the social environment in the process of developing and shaping the human personality. The present work aims at shedding light on the aspects related to the educational practices in the decade of the sixties in the 20 century, concerning inclusion and exclusion, aspects that might have remained obscure and might have been lost, were it not for this project.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/327
dc.subjectSociologia educacional
dc.subjectExclusão social - História - Sorocaba (SP)
dc.subjectEducação escolar - História - Sorocaba (SP)
dc.titleEscola, poder e exclusão social: práticas de exclusão na escola pública primária sorocabana nos anos 60 do século XX : uma contribuição para a história das práticas de exclusão social no Brasil
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
75283.pdf
Tamanho:
3.17 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format