Repositório Institucional da UNISO
 

O Centro de Estudos de Línguas de Sorocaba: projeto pedagógico e praticas de ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A pesquisa sobre o Centro de Estudos de Línguas (CEL), instalado na Escola Estadual Antônio Padilha em Sorocaba, foi elaborada com o objetivo de entender seu projeto pedagógico e como ele tem se desenvolvido. Também faz parte da pesquisa uma observação de suas práticas de ensino, levando em consideração alguns aspectos que podem influenciálas, como as mudanças que a escola tem sofrido ao logo dos anos, inclusive em sua legislação, e aspectos da estrutura e organização da sala de aula. Para investigar tais questões, fiz uso de fontes escritas e orais, como documentos da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) e da SEE (Secretaria de Estado da Educação), além de entrevistas gravadas com professores e coordenadores. No último semestre da pesquisa, também foram consultados documentos oficiais encontrados no acervo histórico da escola, datados de 1989 (ano de sua primeira instalação em Sorocaba) até 2004 (ano da inclusão da língua alemã). Também, nos últimos meses de meu estudo, assisti a quatro aulas de Alemão e, em um capítulo específico sobre o desenvolvimento do Centro nesta cidade, apresentei a descrição e análise dessas aulas. Com a análise, pude observar certas estratégias criadas pelo professor para desenvolver suas práticas de ensino em uma sala de aula com mais de vinte alunos provenientes de diferentes bairros de Sorocaba. O cotejamento das fontes e a análise das aulas também me ajudaram a entender que a liberdade dos professores em elaborar suas próprias práticas de ensino, de acordo com o perfil dos alunos, pode ser um dos fatores mais importantes que dão, ao CEL-Antônio Padilha, a fama referente à sua boa qualidade de ensino entre os outros CELs do estado de São Paulo. Essa liberdade, ou seja, a não padronização do ensino, tem favorecido o CEL Sorocabano a ter suas próprias características e peculiaridades, o que parece ser a razão de seu sucesso. Neste trabalho, que se vincula à Linha de Pesquisa “História e Historiografia: políticas e práticas escolares”, procurou-se trazer uma contribuição para o estudo das práticas de ensino específica do CEL Sorocabano e o surgimento de sua própria cultura escolar. O estudo sobre culturas escolares do autor espanhol, Vinão Frago, me auxiliou a analisar as peculiaridades dessas práticas e a relacioná-las com o bom desenvolvimento da escola.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item