Repositório Institucional da UNISO
 

O Centro de Estudos de Línguas de Sorocaba: projeto pedagógico e praticas de ensino

dc.contributor.advisorBarreira, Luiz Carlos
dc.contributor.authorGasparelo, Luciana de Fátima
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:33Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:33Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA pesquisa sobre o Centro de Estudos de Línguas (CEL), instalado na Escola Estadual Antônio Padilha em Sorocaba, foi elaborada com o objetivo de entender seu projeto pedagógico e como ele tem se desenvolvido. Também faz parte da pesquisa uma observação de suas práticas de ensino, levando em consideração alguns aspectos que podem influenciálas, como as mudanças que a escola tem sofrido ao logo dos anos, inclusive em sua legislação, e aspectos da estrutura e organização da sala de aula. Para investigar tais questões, fiz uso de fontes escritas e orais, como documentos da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) e da SEE (Secretaria de Estado da Educação), além de entrevistas gravadas com professores e coordenadores. No último semestre da pesquisa, também foram consultados documentos oficiais encontrados no acervo histórico da escola, datados de 1989 (ano de sua primeira instalação em Sorocaba) até 2004 (ano da inclusão da língua alemã). Também, nos últimos meses de meu estudo, assisti a quatro aulas de Alemão e, em um capítulo específico sobre o desenvolvimento do Centro nesta cidade, apresentei a descrição e análise dessas aulas. Com a análise, pude observar certas estratégias criadas pelo professor para desenvolver suas práticas de ensino em uma sala de aula com mais de vinte alunos provenientes de diferentes bairros de Sorocaba. O cotejamento das fontes e a análise das aulas também me ajudaram a entender que a liberdade dos professores em elaborar suas próprias práticas de ensino, de acordo com o perfil dos alunos, pode ser um dos fatores mais importantes que dão, ao CEL-Antônio Padilha, a fama referente à sua boa qualidade de ensino entre os outros CELs do estado de São Paulo. Essa liberdade, ou seja, a não padronização do ensino, tem favorecido o CEL Sorocabano a ter suas próprias características e peculiaridades, o que parece ser a razão de seu sucesso. Neste trabalho, que se vincula à Linha de Pesquisa “História e Historiografia: políticas e práticas escolares”, procurou-se trazer uma contribuição para o estudo das práticas de ensino específica do CEL Sorocabano e o surgimento de sua própria cultura escolar. O estudo sobre culturas escolares do autor espanhol, Vinão Frago, me auxiliou a analisar as peculiaridades dessas práticas e a relacioná-las com o bom desenvolvimento da escola.por
dc.description.abstractThis research is about a Language Studies Center (CEL) installed in a public school in Sorocaba. The project which started in the state of São Paulo, in the 1980’s, has been developed in Sorocaba since 1989. The Language Center installed at the public school “Antônio Padilha”, in 1997, is known among students and teachers from Sorocaba as a very successful Language School. In Sorocaba, the CEL was first installed at the public school Senador Luiz Nogueira Martins, and used to offer the teaching of only two foreign languages: Spanish and French. It was in 2004 that German also began to be taught, by this time the school was already installed in the Antônio Padilha premises. This project of a public language school was created with the purpose of teaching Brazilian students the Spanish language with the intention of having a common language among the Latin American countries, which was one of the requests of the Mercosul development. The research main objective was to analyze the school educational project development in Sorocaba, and its teaching practice. Some interviews were conducted with teachers and coordinators in order to compare these oral sources with the written ones during the research. These sources and the strategies created by the teachers to teach each of those three languages to more than 20 students in the classroom helped me understand that the reason of the school success may be lying just in the absence of a standard method to teach those languages. This lack of standardization may have been allowing the teachers to create their own practice with their own characteristics according to the students’ needs, and this could be the explanation for their success.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/413
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectEducação e Estado
dc.titleO Centro de Estudos de Línguas de Sorocaba: projeto pedagógico e praticas de ensino
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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