Repositório Institucional da UNISO
 

Escape room como estratégia metodológica no ensino da geometria

dc.contributor.advisorSouza, Jesaias da Silva
dc.contributor.authorVillalba, Giovanna Buzzetti
dc.contributor.authorPastorello, Nathalia Busto
dc.date.accessioned2024-04-16T17:09:40Z
dc.date.available2024-04-16T17:09:40Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia metodológica inovadora no ensino de conteúdos matemáticos. Através de uma pesquisa bibliográfica buscamos identificar os benefícios das metodologias ativas na perspectiva da Educação Matemática fundamentadas em D’ Ambrosio (2021), Esquivel (2017) e Aiub (2020). Elaboramos um Escape Room tendo as relações geométricas e o cotidiano dos alunos como orientação principal, aplicamos nas turmas de 6º e 9º anos de uma Escola Estadual da cidade de Sorocaba e mostramos toda a sequência didática e os resultados obtidos. A relevância desta pesquisa está em contribuir com os educadores matemáticos no ensino desta ciência de modo que o aluno seja o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no método investigativo e na construção do conhecimento.pt
dc.description.abstractIn order to demonstrate the importance of innovative methodological strategies, the authors designed an Escape Room for better analysis, having geometric relations and the students' everyday life as the main orientation. Through an extensive literature review, it was possible to identify the benefits of such methodology for teaching geometry, based mainly, D'Ambrosio (2021), Esquivel (2017) and Aiub (2020). So that, in this way more teachers reevaluate their educational practices and update them, because the teaching-learning process, nowadays, faces the problem of student disinterest arising from the little connection presented with the student's daily life, to combat this situation, a need for varied means of teaching beyond the lecture class has arisen. That said, below the authors discuss the Escape Room game in geometry teaching as a teaching tool that adds to the student's daily life.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1372
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectMatemática - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.titleEscape room como estratégia metodológica no ensino da geometria
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseMatemática
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Escape room como estratégia metodológica.pdf
Tamanho:
12.64 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: