Escape room como estratégia metodológica no ensino da geometria
dc.contributor.advisor | Souza, Jesaias da Silva | |
dc.contributor.author | Villalba, Giovanna Buzzetti | |
dc.contributor.author | Pastorello, Nathalia Busto | |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T17:09:40Z | |
dc.date.available | 2024-04-16T17:09:40Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia metodológica inovadora no ensino de conteúdos matemáticos. Através de uma pesquisa bibliográfica buscamos identificar os benefícios das metodologias ativas na perspectiva da Educação Matemática fundamentadas em D’ Ambrosio (2021), Esquivel (2017) e Aiub (2020). Elaboramos um Escape Room tendo as relações geométricas e o cotidiano dos alunos como orientação principal, aplicamos nas turmas de 6º e 9º anos de uma Escola Estadual da cidade de Sorocaba e mostramos toda a sequência didática e os resultados obtidos. A relevância desta pesquisa está em contribuir com os educadores matemáticos no ensino desta ciência de modo que o aluno seja o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no método investigativo e na construção do conhecimento. | pt |
dc.description.abstract | In order to demonstrate the importance of innovative methodological strategies, the authors designed an Escape Room for better analysis, having geometric relations and the students' everyday life as the main orientation. Through an extensive literature review, it was possible to identify the benefits of such methodology for teaching geometry, based mainly, D'Ambrosio (2021), Esquivel (2017) and Aiub (2020). So that, in this way more teachers reevaluate their educational practices and update them, because the teaching-learning process, nowadays, faces the problem of student disinterest arising from the little connection presented with the student's daily life, to combat this situation, a need for varied means of teaching beyond the lecture class has arisen. That said, below the authors discuss the Escape Room game in geometry teaching as a teaching tool that adds to the student's daily life. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1372 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Matemática - TCC | |
dc.subject | Universidade de Sorocaba - TCC | |
dc.title | Escape room como estratégia metodológica no ensino da geometria | |
dc.type | Monografia / TCC | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.course | Matemática | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Escape room como estratégia metodológica.pdf
- Tamanho:
- 12.64 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.18 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed to upon submission
- Descrição: