Repositório Institucional da UNISO
 

Uma análise sobre a participação da comunidade do Instituto Educacional "Matheus Maylaky"

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Tese

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta tese analisa como a comunidade local agiu para manter a qualidade de ensino no Instituto Educacional "Matheus Maylasky" de Sorocaba. A dinâmica das ações desta comunidade ocorre dentro da escola, desde a simples manutenção do prédio até as questões que poderiam influenciar o ensino dos alunos. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar o decurso dos acontecimentos históricos relevantes e as relações da comunidade diante das políticas adotadas pela Ferrovia Paulista S.A - FEPASA para a escola, mediante levantamento feito no período de 1970 a 1995. Para o desenvolvimento deste trabalho foram consultados os Livros de Atas da Associação de Pais e Mestres - APM existentes no acervo do Instituto Educacional "Matheus Maylasky", os jornais da época que retratam o movimento da comunidade e suas articulações entre o Instituto Educacional e a FEPASA, além de realizadas entrevistas com atores que vivenciaram esses fatos históricos. Verificouse que as principais ações da comunidade em períodos considerados críticos para a sobrevivência da escola, como em 1981, 1985 e 1995, contribuíram para preservação, correção de rumos, bem como para mudanças pretendidas e alcançadas junto com o Instituto Educacional "Matheus Maylasky".


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item