Uma análise sobre a participação da comunidade do Instituto Educacional "Matheus Maylaky"
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Resumo / Abstract
Esta tese analisa como a comunidade local agiu para manter a qualidade de ensino no Instituto Educacional "Matheus Maylasky" de Sorocaba. A dinâmica das ações desta comunidade ocorre dentro da escola, desde a simples manutenção do prédio até as questões que poderiam influenciar o ensino dos alunos. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar o decurso dos acontecimentos históricos relevantes e as relações da comunidade diante das políticas adotadas pela Ferrovia Paulista S.A - FEPASA para a escola, mediante levantamento feito no período de 1970 a 1995. Para o desenvolvimento deste trabalho foram consultados os Livros de Atas da Associação de Pais e Mestres - APM existentes no acervo do Instituto Educacional "Matheus Maylasky", os jornais da época que retratam o movimento da comunidade e suas articulações entre o Instituto Educacional e a FEPASA, além de realizadas entrevistas com atores que vivenciaram esses fatos históricos. Verificouse que as principais ações da comunidade em períodos considerados críticos para a sobrevivência da escola, como em 1981, 1985 e 1995, contribuíram para preservação, correção de rumos, bem como para mudanças pretendidas e alcançadas junto com o Instituto Educacional "Matheus Maylasky".