O Repositório Institucional da Uniso tem como objetivo principal armazenar, preservar e disseminar toda a produção científica do seu corpo docente, discente e técnico-administrativo.
Permite a acessibilidade total e a preservação dos conteúdos produzidos pela Instituição, aumentando a visibilidade perante toda a comunidade científica.
Comunidades
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Repositório em Números
Submissões Recentes
Simonetti, Vanessa Cezar
Professora
Tese
O fazer fotográfico na prática educacional: possibilidades de educação do olhar do aprendiz
(2024) Silva Neto, José Ferreira da
A fotografia na prática educacional é o tema da pesquisa, que é guiada pela questão: como a prática educacional que envolve o fazer fotográfico pode promover a educação do olhar do aprendiz? Dela decorre a hipótese de que o fazer fotográfico na prática educativa promove a educação do olhar desenvolvendo três tipos de olhar: o contemplativo, o observacional e o generalizante. Com isso, delineia-se o objetivo geral de compreender como o fazer fotográfico pode ser incorporado à prática educacional e contribuir para a educação do olhar do aprendiz. Deste advêm os seguintes objetivos específicos: identificar particularidades da linguagem fotográfica; identificar especificidades do ‘fazer fotográfico’; reinterpretar a prática educacional, na perspectiva das ideias de Rancière; explicitar como a contemplação, a observação e a generalização podem ser incorporadas para educar o olhar do aprendiz. A fundamentação teórica envolve teorias peirceanas, com foco nas definições e classificações de signos e na fenomenologia; aspectos do fotográfico, na perspectiva peirceana e flusseriana, principalmente, e ideias de Rancière sobre as relações mestre-aprendiz. A metodologia envolve estratégias — advindas das teorias peirceanas — e propostas por Santaella, aplicadas às fotografias realizadas por alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, no transcorrer do desenvolvimento de uma sequência didática para a disciplina Linguagem Iconográfica do Espaço. As análises envolvem reflexões sobre o fotográfico e sobre os tipos de olhar então requeridos aos aprendizes, os fotógrafos em ação. Entre os resultados, destacamos que a sequência didática contribuiu para educar o olhar do aprendiz, principalmente por requerer, em maior medida, o olhar contemplativo e o observacional. A relevância da pesquisa está na possibilidade de educação do olhar para imagens, em geral, bem como para imagens envolvendo o espaço construído com objetos, obras arquitetônicas e outros elementos do contexto urbano.
Dissertação
Arte e comunicação: o divulgador artístico no instagram
(2024) Silva, Antonio Anderson da
A presente pesquisa tem como tema a divulgação artística nas redes sociais, sendo guiada pela questão: como a ação do divulgador artístico não institucionalizado no ambiente virtual da rede social Instagram contribui para a promoção das artes visuais? Sendo assim, como objetivo geral, procura-se compreender como se dá a ação de divulgadores artísticos no Instagram, e, como objetivos específicos, procura-se verificar como a internet tem possibilitado uma maior popularização da arte e seu acesso; e examinar as especificidades dos produtos midiáticos produzidos por divulgadores enquanto promotores independentes de informações acerca da arte. Desse modo, a fundamentação teórica envolve Santaella (2005a) e Jenkins (2014), quanto à convergência da comunicação com a arte, bem como da cultura participativa promovida nos ambientes digitais. Vale-se de Moraes (2014) para delinear conceitualmente o divulgador artístico; e de Botelho (2003) e Bhaskar (2020) para visualizar o que configura desafio no processo de apreensão de bens culturais dentro e fora do contexto das mídias digitais. Para tanto, uma etnografia virtual (netnografia) foi feita para se selecionar, acompanhar e então analisar, a partir de uma estratégia metodológica utilizando a lógica peirceana, a ação de três divulgadores artísticos – Luiza Adas (@museu.do.agora); Lilian Farrish (@lilianfarrish) e Vilson Gonçalves (@tiovirso) – a partir dos conteúdos que produzem na rede social Instagram.
Finalmente, entende-se que, ao refletir sobre a figura do divulgador artístico – ainda escassa na literatura – contribui-se para a verificação de novos atores sociais que emergem de um cenário em que é inegável a convergência da arte com a comunicação para a expansão do acesso às artes visuais, procurando contribuir, portanto, para a compreensão do acesso à arte promovido nos ambientes das redes sociais.
Dissertação
Isolamento, caracterização e estabilização em micropartículas de bacteriófagos para Salmonella enterica: potencial para biocontrole em aves de granja
(2024) Pereira, Arthur Oliveira
A Salmonella é conhecida um dos patógenos de maior prevalência nas infecções alimentares. O aparecimento de cepas de Salmonellas com resistência a múltiplos antimicrobianos já foi descrito em humanos, alimentos e em animais. O abuso de antimicrobianos prescritos na medicina humana e animal tem facilitado a seleção destes agentes. A produção avícola é um dos setores que mais utiliza antibióticos e, reduzir o uso destas substâncias é um dos maiores desafios. Neste sentido, abordagens alternativas são importantes, como o uso de bacteriófagos. Nesta pesquisa, objetivou-se o isolamento, a caraterização de bacteriófagos líticos contra Salmonella enterica e a microencapsulação dos fagos em um Invólucro Microcapsular Biopolimérico Comestível (EBMW), visando a estabilização estrutural e funcional dos fagos para potencial aplicação na alimentação de aves de granja. Foram isolados, propagados, purificados e caracterizados fagos líticos contra Salmonella enterica. A caracterização incluiu varredura espectral em UV-Vis; determinação dos coeficientes de extinção molar; análises das proteínas estruturais por SDS- PAGE (eletroforese em gel de poliacrilamida com dodecilsulfato de sódio); caracterização morfológica por microscopia eletrônica de transmissão (MET); avaliação da gama de hospedeiros; determinação da eficiência de plaqueamento (EOP); curvas de um só ciclo de crescimento síncrono (OSGC); curvas de adsorção; curvas de morte; e fatores abióticos. Na sequência foram desenvolvidas e avaliadas micropartículas de alginato de sódio revestidas de quitosana. As partículas formadas foram caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV); tomografia por transmissão de raios-X (XRT); espectrofotometria de infravermelho (FTIR); calorimetria diferencial de varredura (DSC); espectrofotometria de fluorescência de raios-X (XRF); determinação da viabilidade lítica dos fagos; e ensaios exvivo no intestino de aves. Os fagos isolados pertencentes à classe Caudoviricetes mostraramse eficazes contra S. enterica. As micropartículas mostraram-se adequadas para o uso pretendido sendo capazes de estabilizar o coquetel de fagos, com resultados promissores para a veiculação de fagos para combate de salmonelose em aves de granjas.
Dissertação
Antibióticos e reação medicamentosa com eosinofilia e sintoma sistêmico: análise dos registros brasileiros de farmacovigilância
(2024) Camargo, Marcelo Bueno de
Antibióticos podem desencadear um evento adverso raro conhecida como reação medicamentosa com eosinofilia e sintoma sistêmico (do inglês Drug Reations with Eosinophilia and Systemic Symptoms - DRESS). Trata-se de um quadro grave caracterizado pela presença de eosinofilia e erupção cutânea aguda que pode evoluir a óbito ou deixar sequelas importantes na ausência de um diagnóstico precoce. A partir de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou um sistema de notificação de eventos adversos aos medicamentos, conhecido como VigiMed. Este estudo investigou a associação entre as notificações de DRESS e o uso de antibióticos por meio do acesso ao banco de dados de farmacovigilância da Anvisa. Trata-se de uma análise das notificações de eventos adversos registradas no VigiMed entre 1 de dezembro de 2018 e 31 de dezembro de 2022. Foi usado o Dicionário Médico para Atividades Regulatórias (do inglês Medical Dictionary for Regutatory Activites - MedDRA) para identificar casos de DRESS; o sistema de classificação Anatomical Therapeutic Chemical (ATC) para distinguir as notificações com antibióticos; e os nomes da Denominação Comum Internacional (DCI) para diferenciar alguns antibióticos selecionados. As variáveis foram incluídas no modelo de regressão logística multivariada e o Reporting Odds Ratio (ROR) com os respectivos intervalos de confiança de 95% (IC 95%) foi a medida de associação utilizada. Foram consideradas 160.101 notificações de eventos adversos aos medicamentos, com 136 casos suspeitos de DRESS. Quando comparada com outras classes de medicamentos, a frequência da suspeita de DRESS foi estatisticamente significativa em relação ao uso de qualquer antibiótico (ROR: 4,8; IC 95%: 3,3-7,0), meropenem (ROR: 13,0; IC 95%: 8,0-21,0), vancomicina (ROR: 11,5; IC 95%: 7,4-17,6), ampicilina (ROR: 6,8; IC 95%: 2,1-21,8), amoxicilina (ROR: 4,7; IC 95%: 1,5-15,0), cefepima (ROR: 4,3; IC 95%: 1,3-13,6), piperacilina+tazobactam (ROR: 2,5; IC 95%: 1,1-5,8) e ceftriaxona (ROR: 2,4; IC 95%: 1,1-5,1). Não foi encontrada significância estatística entre DRESS e o uso de oxacilina (ROR: 2,7; IC 95%: 0,7-11,1). Observou-se associação entre notificação de DRESS e o uso de antibióticos, com destaque especial para aqueles de uso rotineiro no contexto hospitalar. Embora haja um risco potencial de subnotificações ou de causalidade não atribuída, as informações geradas são úteis para análises de reações adversas raras. Dada a gravidade dos achados, novos estudos realizados por parte das agências reguladoras, permitirão coleta de informações mais precisas sobre esta reação adversa.