Repositório Institucional da UNISO
 

O Repositório Institucional da Uniso tem como objetivo principal armazenar, preservar e disseminar toda a produção científica do seu corpo docente, discente e técnico-administrativo.

Permite a acessibilidade total e a preservação dos conteúdos produzidos pela Instituição, aumentando a visibilidade perante toda a comunidade científica.

Submissões Recentes

Artigo
Análise espacial da poluição sonora no centro urbano de Sorocaba (SP)
(2021) Sandin, Andréia Santos; Gomes, Rafaela Aparecida Castilho Ventura; Simonetti, Vanessa Cezar; Silva, Darllan Collins da Cunha e
O acentuado crescimento populacional e a expansão das cidades em conjunto com os processos de urbanização sem planejamento adequado têm impactado em diversos aspectos o ambiente. Neste cenário, destaca-se a exposição ao ruído, que pode causar efeitos deletérios à população. Este estudo objetivou avaliar a dispersão do ruído de forma espacializada no Centro Urbano do município de Sorocaba (SP). As escolas e hospitais tiveram atenção especial nas medições, pois são áreas que necessitam de maior conforto acústico. Os resultados das medições foram confrontados com a Norma ABNT NBR 10.151/2000 e a Lei Municipal nº 11.367/2016. As medições sonoras foram realizadas em três campanhas de coleta de dados. Para realizar essas medições foram utilizados um decibelímetro e um Global Positioning System (GPS) para georreferenciar os pontos amostrais, enquanto a variabilidade espacial foi realizada pelo método do inverso ponderado da distância. As unidades escolares e hospitais foram o foco do estudo, entretanto, as medidas se expandiram além da Zona Central, com 103 pontos amostrados, sendo que 98% das escolas e faculdades encontram-se acima do limite de 50 dB estabelecido pela legislação para o período diurno. Quanto aos hospitais, 100% das amostras estão acima do máximo permitido, enquanto, para os locais abrangendo praças, clubes e calçadas, em frente aos comércios e residências, 84% estão acima do limite máximo. O fato de praticamente todos os pontos amostrados estarem acima do limite permitido demonstra a necessidade de medidas educativas e a elaboração de ações de fiscalização do trânsito de Sorocaba.
Artigo / TCC
Análise da relação espacial entre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos e a vulnerabilidade social
(2021) Simonetti, Vanessa Cezar; Malheiros, Ianca; Nery, Liliane Moreira; Andrade, Erik de Lima; Silva, Darllan Collins da Cunha e
A ocupação dos centros urbanos, aliados ao consumismo excessivo, têm aumentado a geração de resíduos sólidos urbanos (RSU), e o descarte irregular desses resíduos têm provocado problemas em diferentes escalas. Assim, o estudo consistiu na análise dos locais de disposição irregular de resíduos sólidos na área urbana de Salto de Pirapora (SP) e sua relação com a vulnerabilidade social. Para isso, foram mapeados 26 pontos de descarte irregular e utilizados dados censitários em Sistema de Informação Geográfica. Os resultados revelaram que, dentre os 26 pontos, 19 apresentaram algum tipo de resíduo, sobressaindo-se os resíduos de construção e demolição (RCC), seguido por RSU. Foram identificados pontos de descarte predominantemente nas classes com Vulnerabilidade Média, que totalizaram 65,38%. Já as classes de Vulnerabilidade Muito Baixa e Baixa computaram 34,62% dos pontos. Embora o descarte tenha ocorrido em praticamente todas as classes de vulnerabilidade, houve predominância nos bairros de baixa renda.
Dissertação
Museu de arte sacra de São Paulo: estratégias de comunicação organizacional em tempos de restrição
(2024) Leite, Gisele da Silva
Esta pesquisa integra as áreas de comunicação e museologia, com o objetivo de analisar as estratégias comunicacionais adotadas por museus por meio de mídias digitais durante o período em que as visitas presenciais foram suspensas, especificamente no contexto da pandemia de Covid-19 em 2020. O estudo investiga como essas estratégias foram desenvolvidas e implementadas, as condições de produção e o papel mediador dos museus em relação ao cotidiano do público durante o isolamento social. O referencial teórico baseia-se em autores nas áreas de comunicação, como Correa, Ferrari, Kunsch, Marchiori e Martino, e na museologia, como Castro, Cury e Roque. A pesquisa foca nas abordagens conceituais relacionadas às estratégias de comunicação do Museu de Arte Sacra de São Paulo e à utilização de mídias digitais nesse período. A análise documental foi a metodologia adotada, utiliza como fontes os relatórios do Museu de Arte Sacra de São Paulo, disponíveis em seu site. As plataformas estudadas incluem redes sociais, como Facebook e Instagram, além de plataformas digitais, como YouTube e Google Arts & Culture. A linha de pesquisa dedica-se à investigação das práticas socioculturais por meio da análise das mídias e das metodologias associadas. Os principais focos de estudo incluem a influência dos produtos midiáticos na socialização e na cultura e nas formas sociais.
Dissertação
Pesquisas sobre o metaverso com foco na área da comunicação: um estado da arte
(2024) Peranovich, João Paulo Nicola
Esta pesquisa tem como tema o metaverso, uma rede de ambientes virtuais interconectados, na qual os usuários podem interagir em tempo real através de avatares digitais. A pergunta que norteia esta pesquisa assim se configura: como o metaverso é apresentado nas produções acadêmicas, tomando-se por base a produção científica publicada no período de 2008 a 2022? O objetivo geral deste trabalho é o de contribuir com um estado da questão sobre o metaverso na área da Comunicação e os objetivos específicos consistem em apresentar uma base teórica que sustente essa tecnologia; identificar as produções científicas sobre metaverso presentes no banco de periódicos, dissertações e teses da Capes circunscritos no período em questão; organizar e descrever os resultados obtidos, destacando o tema das pesquisas. A relevância desse estudo consiste em trazer para estudiosos do metaverso, sobretudo os da área da comunicação, um mapeamento da produção científica sobre o tema, de modo a permitir a compreensão de como o metaverso permeia as pesquisas dessa área e, de certo modo, destacar os alcances e limites.
Dissertação
A ética e a verdade representadas nos vídeos sobre o metaverso presentes no YouTube
(2024) Paiffer, Maikson Junior de Oliveira
O Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI), do Programa de Pós-graduação em Educação, e o Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME), do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura PPGCC, ambos da Universidade de Sorocaba (UNISO), discutiram, ao longo de 2023, como a ética e a verdade têm sido abordadas nas redes sociais. Essa discussão faz parte do projeto de pesquisa Projeto InternÉtica de I+D+i, subvencionado pelo MCINN espanhol (PID 2019-104689RB-I00) e o Projeto Internética_brasil, aprovado pelo CEP, com o parecer número: 5.408.576, em 14 de maio de 2022. A participação nas discussões do grupo levou-me a definir o tema e os procedimentos metodológicos da pesquisa que apresento aqui. Esta pesquisa aborda como a ética e a verdade são representadas nos vídeos presentes no YouTube. O Metaverso foi elencado como recorte deste estudo para compor as análises. As facilidades de acesso à informação e as produções digitais, podem gerar consequências negativas, plurais ou singulares para a sociedade, especialmente quando não há, no conteúdo, a devida consideração com a ética e a verdade. Diante desse contexto, surge a pergunta que esta pesquisa busca responder: como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube? O objetivo geral buscou compreender como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube. O Referencial Teórico é apresentado: a origem e o conceito de Metaverso, segundo Longo e Tavares (2022), Anderson e Rainie (2022) e Ullman (2023); o novo ecossistema, discutindo especialmente, a visão de um mundo que integra as novas tecnologias, como um novo ecossistema, segundo Di Felice (2020), Castells (2000); as questões relacionadas às gerações e à tecnologia, segundo Zanieli, Caldeira e Fonseca (2022), Huelsen (2017), Cavalcante Filho e Francisco (2022); a verdade, na visão de Moscovici (2010), e pós-verdade para Santaella (2018); e a ética, a partir de Vásquez (2010), Cortina e Martínez (2005). Os resultados destacam as pluralidades das representações e percepções sobre ética e verdade no contexto do Metaverso, proporcionando uma compreensão aprofundada desse cenário digital. A relevância deste estudo se dá a sua originalidade sem precedentes. Ao ser pioneira, essa abordagem contribuirá significativamente para uma compreensão mais abrangente desse novo universo virtual. Proporcionará conhecimentos relevantes sobre as percepções, representações e interações dos produtores de conteúdo no YouTube em relação ao Metaverso no ambiente digital das redes sociais, preenchendo uma lacuna significativa na compreensão desse universo virtual.