Repositório Institucional da UNISO
 

"Da indisciplina ao respeito mútuo e autonomia em situações na escola"1

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Data

2005

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Esta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa sobre o tema indisciplina, com enfoque para o desenvolvimento do respeito mútuo e da autonomia no ambiente da escola. Utilizou como procedimento para a coleta dos dados, conversas informais com educadores, alunos do programa de Mestrado da Uniso, registrando as situações de experiências e vivências no ambiente escolar, principalmente no ensino básico, por eles relatadas. O estudo teve como objetivo específico, identificar nessas situações de indisciplina o contexto de respeito mútuo e autonomia, desenvolvidos pelas relações escolares. A questão da indisciplina perpassa diferentes níveis de ensino, e o desenvolvimento da autonomia, a internalização de princípios morais, que possibilitam o convívio social com respeito mútuo, estão presentes em diferentes contextos na escola, foco deste estudo. As situações transcritas e analisadas apresentaram conflitos em sala de aula e no ambiente da escola, principalmente com participação de professores e alunos, mas também estão envolvidos coordenadores. As relações descritas no ambiente escolar demonstram questões sobre moralidade, ética, relações de poder, crenças sobre punição como melhor maneira de educar, autoridade do professor, identidade do aluno, vínculos frágeis e regras não construídas coletivamente. A análise daquelas situações de indisciplina apontam para o desenvolvimento, em ambiente escolar, da heteronomia, com presença do respeito unilateral, em oposição a um discurso para o desenvolvimento autônomo do aluno. O professor envolvido em compromissos burocráticos, tem dificuldade em aproveitar os conflitos em sala de aula e no ambiente escolar, como momentos de aprendizagem. A análise de situações de indisciplina, sua discussão e reflexão permitem entender o respeito mútuo e autonomia como um processo que se utiliza crises para seu desenvolvimento. As características do ambiente escolar e as concepções de aprendizagem do professor influenciam a elaboração de alternativas pedagógicas que incluam cooperação, reciprocidade e valorização das diferenças.


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