Repositório Institucional da UNISO
 

"Da indisciplina ao respeito mútuo e autonomia em situações na escola"1

dc.contributor.advisorNogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.authorPastori, Maria Aparecida Branco
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:33Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:33Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa sobre o tema indisciplina, com enfoque para o desenvolvimento do respeito mútuo e da autonomia no ambiente da escola. Utilizou como procedimento para a coleta dos dados, conversas informais com educadores, alunos do programa de Mestrado da Uniso, registrando as situações de experiências e vivências no ambiente escolar, principalmente no ensino básico, por eles relatadas. O estudo teve como objetivo específico, identificar nessas situações de indisciplina o contexto de respeito mútuo e autonomia, desenvolvidos pelas relações escolares. A questão da indisciplina perpassa diferentes níveis de ensino, e o desenvolvimento da autonomia, a internalização de princípios morais, que possibilitam o convívio social com respeito mútuo, estão presentes em diferentes contextos na escola, foco deste estudo. As situações transcritas e analisadas apresentaram conflitos em sala de aula e no ambiente da escola, principalmente com participação de professores e alunos, mas também estão envolvidos coordenadores. As relações descritas no ambiente escolar demonstram questões sobre moralidade, ética, relações de poder, crenças sobre punição como melhor maneira de educar, autoridade do professor, identidade do aluno, vínculos frágeis e regras não construídas coletivamente. A análise daquelas situações de indisciplina apontam para o desenvolvimento, em ambiente escolar, da heteronomia, com presença do respeito unilateral, em oposição a um discurso para o desenvolvimento autônomo do aluno. O professor envolvido em compromissos burocráticos, tem dificuldade em aproveitar os conflitos em sala de aula e no ambiente escolar, como momentos de aprendizagem. A análise de situações de indisciplina, sua discussão e reflexão permitem entender o respeito mútuo e autonomia como um processo que se utiliza crises para seu desenvolvimento. As características do ambiente escolar e as concepções de aprendizagem do professor influenciam a elaboração de alternativas pedagógicas que incluam cooperação, reciprocidade e valorização das diferenças.por
dc.description.abstractThis dissertation presents a qualitative study on the lack of discipline in schools, with a focus on the development of mutual respect and of the autonomous atmosphere of schools. Informal conversations with educators and students from the Mestrado da Uniso School were used as the means of data collection. We took note of situational experiences and life experiences in a school environment, mainly at the elementary level for those mentioned in this study.. The study’s main objective was to identify situations were a lack of discipline existed, developed by school relationships, in the context of mutual respect and autonomy. The question of discipline passes through different levels of instruction and the development of autonomy and the internalization of moral principals, which make social accord with mutual respect possible, are present in different contexts of a school and are the focus of this study. The situations that were analyzed and written about in this study demonstrate conflicts in the classroom and in the school environment, mostly using the observations of teachers and students, but the administrators were involved as well. The situations described in the school environment demonstrate questions of morality, ethics, power, and opinions about punishment as the best way to educate, teacher authority, student identity, fragile friendships and unwritten rules. The analysis of these lack of discipline situations indicate the development of a lack of autonomy with the presence of unilateral respect and opposition to discussing the development of student autonomy in the school environment. . Teachers involved in bureaucratic compromises find it difficult to take advantage of conflicts in the classroom and the school environment and use them as opportunities for learning. The analysis, discussion and reflection on these lack of discipline situations allow you to understand mutual respect and autonomy as a process that uses conflicts and crises for its development. The characteristics of the school environment and the concept of teacher learning encourage the elaboration of alternative teaching methods that include cooperation, reciprocity and the value of differences.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/283
dc.subjectDisciplina escolar
dc.subjectProfessores e alunos
dc.title"Da indisciplina ao respeito mútuo e autonomia em situações na escola"1
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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