Repositório Institucional da UNISO
 

Perfil cognitivo-linguístico e alimentar de crianças nascidas de mães infectadas pela COVID-19

dc.contributor.advisorAlpes, Matheus Francoy
dc.contributor.authorSilva, Lívia Maria
dc.contributor.authorMelo, Maria Luisa de Oliveira
dc.date.accessioned2023-09-06T16:05:00Z
dc.date.available2023-09-06T16:05:00Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 trouxe sérias implicações em relação à saúde física e mental da população, incluindo a de gestantes infectadas pela COVID-19. Pouco se sabe a respeito da transmissão vertical do vírus e de possíveis comprometimentos para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças cujas mães foram ontaminadas durante a gestação. OBJETIVO: Investigar o desenvolvimento infantil e da alimentação de crianças nascidas de mães que foram contaminadas pelo vírus SARS-CoV-2 durante a gestação e identificar possíveis atrasos em ndicadores de desenvolvimento. MÉTODO: Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, parecer de número 5.440.030. Participaram da pesquisa 41 crianças que nasceram no período de janeiro de 2021 a agosto de 2021, cujas mães testaram positivo para a COVID-19 durante a gestação. Para investigar o desenvolvimento da alimentação e fatores de risco para disfagia foi aplicado o Instrumento de Rastreio para o Risco de Disfagia Pediátrica (IRRD-Ped). Para a investigação do desenvolvimento linguístico, social e cognitivo foi utilizado o Ages & Stages Questionnaires (ASQ3) nos cinco domínios: Comunicação, Coordenação motora ampla, Coordenação motora fina, Resolução de problemas e Pessoal/social. Os dados foram descritos através de frequências absolutas e percentuais e por meio de média, desvio-padrão, mínimo, mediana e máximo. Para analisar a associação entre as variáveis de interesse foi utilizado o modelo de regressão de Poisson. O pós-teste de Tukey foi utilizado para as comparações múltiplas. RESULTADO: Em relação ao risco de disfagia, 17% das crianças apresentaram alteração no IRRD-Ped, com associação positiva das variáveis prematuridade, peso ao nascimento, valor do Apgar no primeiro minuto e internação da criança pós-nascimento. Já em relação ao desenvolvimento infantil, os domínios pessoal/Social, seguidos de Coordenação motora fina e Resolução de Problemas foram os de melhor desempenho. O pior desempenho foi observado no domínio Comunicação, seguido da Coordenação motora ampla. A prematuridade, peso ao nascimento, valor do Apgar e necessidade de internação da criança pós nascimento foram variáveis associadas ao baixo desempenho nos domínios avaliados. CONCLUSÃO: Não foi observado risco de disfagia na maioria das crianças nascidas de mães contaminadas com COVID-19 durante a gestação. Já em relação ao desenvolvimento infantil, foi observado risco de atraso do desenvolvimento com maior prejuízo no domínio envolvendo Comunicação seguido de alteração da Coordenação Motora Ampla.pt
dc.description.abstractINTRODUCTION: The pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus has serious implications for the physical and mental health of the population, including pregnant women infected with COVID19. Little is known about vertical transmission of the virus and possible impairments to the neuropsychomotor development of children whose mothers were infected during pregnancy. OBJECTIVE: To investigate child development and feeding of children born to mothers who were infected with the SARS-CoV-2 virus during pregnancy and to identify possible delays in development indicators. METHOD: Study approved by the Ethics and Research Committee, opinion number 5,440,030. 41 children who were born between January 2021 and August 2021, whose mothers tested positive for COVID-19 during pregnancy, participated in the survey. To investigate the development of feeding and risk factors for dysphagia, the Screening Instrument for the Risk of Pediatric Dysphagia (IRRD-Ped) was applied. For the investigation of linguistic, social and cognitive development, the Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3) was used in the five domains: Communication, Gross Motor Coordination, Fine Motor Coordination, Problem Solving and Personal/Social. Data were described through absolute and percentage frequencies and through mean, standard deviation, minimum, median and maximum. To analyze the association between the variables of interest, the Poisson regression model was used. Tukey's post-test was used for multiple comparisons. RESULTS: Regarding the risk of dysphagia, 17% of the children showed alterations in the IRRD-Ped, with a positive association with the variables prematurity, birth weight, Apgar score in the first minute and hospitalization of the child after birth. Regarding child development, the Personal/Social domains, followed by Fine Motor Coordination and Problem Solving, had the best performance. The worst performance was observed in the Communication domain, followed by Gross Motor Coordination. Prematurity, birth weight, Apgar score and the child's need for hospitalization after birth were variables associated with low performance in the evaluated domains. CONCLUSION: No risk of dysphagia was observed in most children born to mothers infected with COVID-19 during pregnancy. In relation to child development, there was a risk of developmental delay with greater impairment in the domain involving Communication followed by changes in Gross Motor Coordination.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1194
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/32
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFonoaudiologia - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.titlePerfil cognitivo-linguístico e alimentar de crianças nascidas de mães infectadas pela COVID-19
dc.typeArtigo / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseFonoaudiologia
local.rightsOpen Access
relation.isAdvisorOfPublication98296660-28ce-4934-ab5f-6b8f12df25fb
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