Repositório Institucional da UNISO
 

O “ser e “fazer” do relações-públicas na promoção da abertura parlamentar, transparência pública e participação cidadã

dc.contributor.advisorSilva, Paulo Celso da
dc.contributor.authorMarquêz, Paulo Antônio de Sousa
dc.date.accessioned2024-09-19T11:31:34Z
dc.date.available2024-09-19T11:31:34Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é descrever e analisar iniciativas para promover a abertura parlamentar, a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras municipais da Região Metropolitana de Sorocaba. A pesquisa tem como base teórica os pressupostos e diretrizes da comunicação pública, comunicação organizacional e das relações públicas. Foram identificadas 31 iniciativas classificadas por sua natureza e função, por meio de uma abordagem descritiva, bibliográfica e documental de natureza quantitativa. Além disso, foi realizada uma Pesquisa-Ação que resultou em um Plano de Ação para implementação de iniciativas de parlamento aberto nas câmaras municipais. Constatou-se que 69% das câmaras municipais têm instrumentos que promovem a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras, mas é necessário organizá-los em uma Política de Parlamento Aberto com conceitos, diretrizes e estratégias para fortalecer a comunicação, a transparência pública e a participação cidadã na Região.pt
dc.description.abstractThe goal of this work is to describe and analyze initiatives aimed at promoting parliamentary openness, public transparency, and citizen participation in the municipal councils of the Sorocaba Metropolitan Region. The research is based on the theoretical assumptions and guidelines of public communication, organizational communication, and public relations. 31 initiatives were identified and classified according to their nature and function, through a descriptive, bibliographical, and quantitative documental approach. In addition, an Action-Research was carried out which resulted in an Action Plan for the implementation of open parliament initiatives in the municipal councils. It was found that 69% of the municipal councils have instruments that promote public transparency and citizen participation, but it is necessary to organize them into an Open Parliament Policy with concepts, guidelines, and strategies to strengthen communication, public transparency, and citizen participation in the Region.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1727
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/292
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectComunicação na administração pública
dc.subjectComunicação na administração pública - Sorocaba (SP)
dc.subjectComunicação na política
dc.subjectAdministração pública - Participação do cidadão
dc.subjectSorocaba (SP). Câmara Municipal - Relações públicas
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação
dc.titleO “ser e “fazer” do relações-públicas na promoção da abertura parlamentar, transparência pública e participação cidadã
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.description.programPrograma de Pós-graduação em Comunicação e Cultura
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