Processo de ensino-aprendizagem no internato de pediatria: elementos para reflexão
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta dissertação apresenta alguns elementos para o processo de ensino e aprendizagem no internato de Pediatria. Com a implantação das novas diretrizes curriculares do MEC, surgiu o desafio de elaborar um novo modelo de internato médico no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba da PUC-SP. Foi feito um estudo entre o paradigma Flexneriano adotado na Faculdade de Medicina de Sorocaba na sua estruturação curricular e o paradigma da integralidade que vem substituí-lo. São apresentadas também as novas estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no curso médico. Analisa-se um histórico do internato médico desde a sua origem nos Estados Unidos, seu início no Brasil e na Faculdade de Medicina de Sorocaba. É apresentada uma proposta para o novo internato de Pediatria fundamentada no incentivo do crescimento pessoal, buscando exemplos como William Osler, que exercia a medicina inspirado no amor e respeito ao doente, adquirindo conhecimentos de humanismo e de bioética, diversificando os cenários de aprendizagem e utilizando métodos avaliativos formativos como o mini-CEX. Realizou-se também um questionário de avaliação aos internos do 5º ano de Pediatria, mostrando um bom índice de concordância.