Repositório Institucional da UNISO
 

Bios midiático e o cavalo doméstico: estudo com representações visuais no jornal O Estado de S. Paulo

dc.contributor.advisorDrigo, Maria Ogécia
dc.contributor.authorLeschonski, Cláudia Sophia
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:39Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:39Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de representações visuais do cavalo doméstico e é guiada pela seguinte pergunta: em que medida os sentidos gerados pelas representações visuais de cavalos domésticos, veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, de 2016, contribuem para que as pessoas se sensibilizem quanto ao bem-estar desses animais? Com isso, delineia-se o objetivo geral de compreensão do potencial de sentidos do bios midiático do cavalo doméstico, postos em circulação pelo jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 2016. Os objetivos específicos são os seguintes: compreender a função da interpretação nos processos comunicacionais; explicitar o potencial de sentidos gerados por representações visuais de cavalos domésticos e, por fim, inventariar em que medida, os sentidos gerados pelas representações visuais levam os intérpretes à ressignificação de suas crenças sobre cavalos a ponto de se sensibilizarem com o bem-estar de tais animais. Entre as mídias retratando cavalos, selecionamos, para compor o corpus, representações visuais veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 2016, que foram classificadas em cinco categorias: Cotidianidade, Produtos midiáticos, Publicidade, Olímpiadas Rio2016 e Turismo, sendo que serão analisadas, na perspectiva da semiótica peirceana, representações visuais selecionadas dessa amostra, para cada uma das categorias. Da fundamentação teórica destacamos o conceito de bios midiático, proposto por Sodré, bem como a relação comunicação/representação, conforme Sfez. Entre os resultados, enfatizamos que os sentidos culturais atrelados ao cavalo doméstico são reavivados no bios midiático, desde os mitológicos até os gerados pelo uso cotidiano do animal; no entanto, a possibilidade dessas representações visuais incitarem a reflexão sobre o bemestar do animal não é evidente. A importância desta pesquisa está na reflexão sobre a sensibilização das pessoas para o bem-estar do cavalo doméstico e, de modo específico, para a área de comunicação pela ênfase dada aos processos de interpretação de representações visuais, que estão presentes em produtos midiáticos os mais diversos. Sendo assim, a pesquisa contempla uma mídia, o jornal impresso, bem como estuda um processo comunicacional guiado por representações visuais, o que a faz pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos.por
dc.description.abstractThis research deals with visual representations of the domestic horse, under guidance of the following question: up to which measure the meanings generated by visual representations of domestic horses, as published during 2016 in the O Estado de S. Paulo newspaper, contribute towards people’s awareness concerning well-being of these animals? In this way, the research’s overall goal is outlined as the pursuit of understanding potential meanings regarding the domestic horse’s mediatic bios, spread by O Estado de S. Paulo newspaper in 2016. Specific goals are as follows: to understand interpretational functions in communicational processes; to detail the potential of meanings generated by visual representations of domestic horses; and, finally, to inventory up to which measure the meanings generated by visual representations induce interpreters to resignify their beliefs concerning horses, to the point of being sensitized to these animals’ well-being. Among media depicting horses, we chose visual representations published during 2016 in the O Estado de S. Paulo newspaper to constitute our corpus, classifying them into five categories: Daily life, Mediatic products, Advertising, Rio2016 Olympics and Tourism, proceeding to analyze, for each category, visual representations selected from this sampling, within the perspective of Peircean semiotics. Concerning theoretical foundation, we highlight the concept of mediatic bios as proposed by Sodré, as well as the relation between communication and representation according to Sfez. Among the results, we emphasize that the cultural meanings attached to the domestic horse are revived in its mediatic bios, from the mythological ones up to those produced by the horse’s daily use. However, the possibility for these visual representations to stimulate thoughts on equine well-being is not evident. This research’s importance lies in the reflection about people’s awareness of the domestic horse’s well-being and, specifically, to the field of communications, due to the significance given to interpretational processes of visual representations, which are present in many different mediatic products. Therefore, the research contemplates a given media – printed newspapers – besides studying a communicational process that is guided by visual representations; this assigns its relevance to the concentration area of Medias and to the research line of Analysis of mediatic processes and products.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/861
dc.subjectComunicação
dc.subjectComunicação de massa - Semiótica
dc.subjectJornalismo
dc.subjectCavalo
dc.titleBios midiático e o cavalo doméstico: estudo com representações visuais no jornal O Estado de S. Paulo
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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