Repositório Institucional da UNISO
 

Colégio Santa Escolástica: a experiência pedagógica beneditina em Sorocaba

dc.contributor.advisorBoschetti, Vania Regina
dc.contributor.authorMadureira, Maria Aparecida de Lima
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:12Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:12Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractTendo por objeto material de estudo o Colégio Santa Escolástica (centenária instituição escolar da cidade paulista de Sorocaba), esta tese traz o resultado de uma pesquisa historiográfica que se apropriou da trajetória da instituição com o objetivo de apreender as condições concretas em que a representação social de escola tradicional se concretizou em seu cotidiano pedagógico. Apoiada nas categorias epistemológicas presentes na obra de Justino Pereira de Magalhães: materialidade, representação e apropriação e delimitada pelos anos de 1905 e 1950, a pesquisa se realiza através de fontes primárias e fontes orais, e analisa a institucionalização do projeto educativo da Congregação Beneditina Missionária de Tutzing sob duas perspectivas principais: o ideal missionário da ordem religiosa e as práticas pedagógicas tradicionais. O aporte teórico que dá sustentação à pesquisa historiográfica conta com os estudos de Demerval Saviani e Franco Cambi. A institucionalização do Colégio se efetiva estabelecendo contato com um passado remoto, mas que repercute na modernidade: a condição tradicional não se sustenta apenas nas objetividades das práticas educativas antigas, que sofrem as alterações ideológicas da contemporaneidade, mas também, paradoxalmente, na finalidade singular de um fazer humanista cristão, que tem na educação um dos espaços para realização de seu projeto universal de humanidade e salvação.por
dc.description.abstractHaving as object of study the Santa Escolástica High School (a centennial institution of children's education at the city of Sorocaba, São Paulo), this work shows the results of a historiographical research that seeks to appropriate the trajectory of the institution with the objective of apprehending the conditions in which social representation of the traditional school materialized in its pedagogical routine. Based on the epistemological categories from Justino Pereira de Magalhães works: materiality, representation and appropriation, and delimited by the years 1905 and 1950, this research explores primary and oral sources, and analyzes the institutionalization of the educational project of the Missionary Benedictine sisters of Tutzing under two main perspectives: the missionary ideal of the religious order and the traditional pedagogical practices. The theoretical contribution that gives support to the historiographical research counts on the studies of Demerval Saviani and Franco Cambi. The institutionalization of that elementary-secondary school happens by establishing contact with a remote past, which has repercussions on modernity: the traditional condition is not only based on the objectivities of old educational practices, which undergo the ideological changes of contemporaneity, but also, paradoxically, based on the singular purpose of a Christian humanist work, which has in education one of the spaces for the realization of its universal project of humanity and salvation.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/803
dc.subjectEducação - História - Sorocaba (SP)
dc.subjectEducação - Finalidades e objetivos
dc.subjectEducação humanística
dc.titleColégio Santa Escolástica: a experiência pedagógica beneditina em Sorocaba
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
maria-madureira.pdf
Tamanho:
126.48 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format