Repositório Institucional da UNISO
 

A cultura da mídia: televisão e cotidiano escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Enquanto investigação qualitativa esta dissertação, dividida em três momentos – A Cultura da Mídia, A Cultura da TV e Televisão e Cotidiano Escolar - tem como objeto de trabalho uma reflexão acerca dos modos de produção e reprodução de imagens na sociedade escópica contemporânea. Dentro da linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, os objetivos visam a estabelecer de que forma a TV se insere no cotidiano escolar, levando-se em conta que produtos da mídia são compreendidos e incorporados pelos sujeitos escolares em suas vivências e, em conseqüência, o que a escola está fazendo para utilizar as imagens por ela veiculadas. As referências teóricas estão balizadas, fundamentalmente, em Régis Debray, quando pensa a história do olhar no ocidente; em Eugênio Bucci, ao referir-se à TV brasileira, enquanto produtora de videologias; e em Joan Ferrès, na relação televisão e educação. Os procedimentos adotados subdividem-se em dois momentos: no primeiro, o acompanhamento das atividades realizadas nas Oficinas Curriculares, numa escola de tempo integral da rede estadual, que oferece ensino fundamental de 1ª a 4ª série; no segundo, a análise da TV no cotidiano desta escola. As conclusões informam que a TV é um terminal cognitivo que educa visualmente os sujeitos pedagógicos, sendo, no entanto, pouco utilizado na escola, fato que justifica a inserção dos meios televisuais na formação de educadores e nas práticas pedagógicas escolares. Nessa ótica, educar não significa somente transmitir conhecimentos sistematizados e acumulados pela humanidade, mas também se integram no rol de competências da escola inúmeras outras dimensões necessárias para fazer de cada sujeito um ser humano e completo.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item