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ETEC Fernando Prestes: a formação da descentralizada EE Joaquim Izidoro Marins

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Data

2023

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata de uma pesquisa histórica e bibliográfica referente a uma política pública do estado de São Paulo, vinculada à expansão das vagas do ensino técnico, projeto este do Centro Paula Souza, intitulado Plano Expansão que culmina na criação de Salas Descentralizadas. Para estudar o período da criação das salas descentralizada da ETEC Fernando Prestes (2009 a 2019), foi necessário conhecer o todo da instituição que a mantém. Assim, foi realizado um retrospecto histórico desde a criação da Escola Mixta em Sorocaba até a transferência das Salas descentralizadas da EE Joaquim Izidoro Marins (JIM) para a escola em que a descentralizada se encontra hoje, EE João Clímaco de Camargo Pires (JC). Foram discutidas as transformações do ensino profissionalizante em Sorocaba, a inauguração do Centro Paula Souza, instituição que supervisiona as ETECs e Fatecs no estado de São Paulo, bem como o período de expansão dos cursos técnicos e tecnológicos e os interesses políticos, que perpassam a época. Dessa forma temos como problemática se de fato o projeto de expansão atende a necessidade da região motivando a sua permanência por muito mais tempo que o planejado pelo CPS. Os cursos técnicos têm passado por grandes transformações, forçando o profissional a atender novas demandas que perpassam de uma atuação apenas tecnicista para a compreensão de uma formação multidisciplinar. Dentre as demandas que surgiram para essa transformação, a Industria 4.0 é uma das que causaram maior impacto e estão em voga. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar como a extensão da ETEC Fernando Prestes – Salas Descentralizadas EE João Clímaco de Camargo passa de um projeto pré-definido de quatro anos para um atendimento de uma demanda existente por mais de 14 anos na região da zona Norte de Sorocaba, buscando verificar qual suas expectativas junto à Indústria 4.0 e como ela se relaciona com os cursos técnicos. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à sua abordagem, esta pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações relacionados com a temática, e em um segundo momento, da análise documental realizada no Centro de Memória da Instituição e outros documentos do Centro Paula Souza selecionados no recorte desta pesquisa. O resultado da pesquisa remete ao conhecimento dos Projeto de Expansão do Centro Paula Souza – ETEC Fernando Prestes – Sala Descentralizada EE João Clímaco de Camargo, demostrando o descaso e a falta de estrutura enfrentada neste período de existência, mas com contínua demanda de alunos interessados. Identificamos também que como projeto de políticas públicas as Classes Descentralizadas são apresentadas como ferramentas para abastecer o mundo do trabalho, com interesses políticos e mercadológicos. E que na visão dos coordenadores e professores da ETEC entende este, como um programa de inclusão e valorização desse trabalhador, bem como a garantia de aulas para estes professores, que lutam pela continuidade do projeto, superando todos os desafios e buscando um conjunto de soluções junto à comunidade escolar, atendendo assim as expectativas e demandas específicas da região onde se encontra. Essa ação de expansão, faz com que aumente as vagas exponencialmente, mas por outro lado, acaba por denigrir o prestígio e qualidade das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, pois são necessários professores preparados e uma infraestrutura para assegurar a qualidade de ensino celebrado pelo CPS, fato que não ocorre. Concluímos também, que esses professores são muitas vezes os próprios responsáveis para sua capacitação e aprimoramento necessário para acompanhar as demandas desse mercado, como por exemplo, as necessidades das indústrias 4.0.


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