O cotidiano escolar e a vida contemporânea na agenda superlotada do adolescente
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Araripe, Cleide Tavares de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:43Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:43Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | A opção de estudantes por atividades exiracurriculares é uma realidade na educação contemporânea e cada vez mais emerge da necessidade de atender às exigências de para um suposto mercado de trabalho. Porém tais necessidades desconsideram as condições emocionais e ou de interações relativas ac período que o adolescente está vivendo. Essa dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa, com objetivo de compreender algumas características do mundo contemporâneo, e possibilitar pela falas de alunos, entender o cotidiano destes frente às atividades extracurriculares. Para tanto, foram registrados em um diário de campo, quatorze relatos de alunos em situação aparente de stress, que espontaneamente procuravam alguém para conversar. Os alunos de modo geral, relatam cansaço, muita coisa a fazer, mas, ao mesmo tempo gostam de tais atividades, estão envolvidos no que querem, porém, o ritmo e a quantidade parece ser um fator estressante. Mesmo com muitas atividades em seu cotidiano, percebeu-se carência em interações nas quais eles pudessem falar de si, das suas angústias, das dúvidas ou simplesmente contar novidades, ou seja, tempo para ser. Conhecer o que afeta o adolescente, o que o mobiliza, é uma forma de professores e educadores em geral, ter elementos para saber ouvir, e interagir com proximidade. | pt |
dc.description.abstract | The choice of the students for extracurricular activities is a fact nowadays concerning education and it's an attempt of meeting the work market requirements. However, such needs don't take into account either the emotional needs or the interaction related to the moment the teenager has been going through. This paper presents a qualitative research with the goal of understanding some characteristics of the contemporary work, and by the student's speech, allow us to understand their day by day concerning the extracurricular activities. For such survey, fourteen student's reports under stress were registered in a field report. The students spontaneously looked for someone to talk about it. Most of the students confess that they feel tired with so many tasks, but at the same time they show they enjoy such activities, they are involved with things they like but the rhythm and amount of them seem to lead them to stress. Even with so many different things to do day by day it's clear that they lack opportunities of interaction when they could talk about themselves, about their feelings, doubts or just tell the news. Getting to know what affecis the teenager, what mobilizes them, is a way of Teachers, and educators in general , have elements to know how to listen and interact closely to them. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/585 | |
dc.subject | Educação do adolescente | |
dc.subject | Estudantes - Atividades | |
dc.subject | Stress em adolescentes | |
dc.title | O cotidiano escolar e a vida contemporânea na agenda superlotada do adolescente | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Cleide Tavares de Oliveira Araripe.pdf
- Tamanho:
- 4.88 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format