Experiência paterna e as relações na vida escolar
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Miguel, Walquiria Regina Ramires | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:48Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:48Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Essa dissertação tem, como tema de investigação, compreender como o pai contemporâneo exerce sua função de cuidador e quais as preocupações que expressa na relação do cotidiano escolar do filho. Parte do pressuposto de que o mundo contemporâneo trouxe mudanças nos papéis de gênero, e que o pai está mais atento ao exercício de uma paternidade compartilhada. Foi organizada em capítulos que abordam as transformações da família e do papel masculino. A partir de um enfoque qualitativo, foi desenvolvida uma pesquisa com dez pais que possuem filhos em idade escolar, matriculados em escolas particulares da cidade de Sorocaba. O procedimento, para coleta dos dados, foi uma entrevista semi-estruturada, realizada individualmente, com questões de identificação dos entrevistados e sobre as relações destes com a escola, com as atividades do filho na escola, sua percepção em ser pai e a referência com um modelo de pai. Os relatos apresentaram preocupação em acompanhar as atividades da escola, a figura da mãe, ainda como referência na comunicação com a escola, a escola sem flexibilidade de horários para a participação mais ativa do pai e um sentimento de carência na relação. Os resultados, de modo geral, identificam indícios de comportamentos em transição, com uma diversidade de características de paternidade, sem modelos rígidos a serem seguidos, buscam por relações mais próximas com seus filhos, dada à necessidade de adaptação a um mundo em constantes mudanças. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation has investigation as a theme, understanding how a contemporary father works as a caretaker and which are the worries he expresses on the every day school life of his child. Part of the idea that the contemporary world has brought changes on the gender’s rolls, and that the father is more attempted to the sharing fatherhood. It was organized in chapters which aborts the family transformations and the male roll in it. Based on a qualified focus, a research was developed with ten fathers whose kids are in school, enrolled in private school in the city of Sorocaba. The procedure to collect the information’s was a semi-structure interview, made individually, with identifications questions about their relations to the school, with their child’s activities, their perception in being a father and the reference with a model of father. The interviewers showed concerned on following the school’s activities, the mother’s roll still as a reference on the communication with the school, the school without a flexible timetable to a more active participation of the father and a lack of feeling in the relationship. The results, in a general way, identify behaviors in transitions, with a diversity of characteristics of fatherhood, without models to be followed, search for a closer relation with their child, due to the necessity of an adaptation to a world in constant changes. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/451 | |
dc.subject | Educação - Participação dos pais | |
dc.subject | Pais e filhos | |
dc.subject | Responsabilidade dos pais | |
dc.subject | Educação de crianças | |
dc.title | Experiência paterna e as relações na vida escolar | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1