Fé e crença, religião e mercadoria
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Resumo / Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar na história da Reforma Protestante o surgimento de ramificações cristãs que se apoiavam nos aspectos morais como dogma para o comportamento humano e sua ascensão ao sagrado que se ramificou nas religiões contemporâneas onde uma parte delas, as quais, atentaram para o “espírito do capitalismo” tem apresentado um crescimento ascendente através dos recursos midiáticos. Objetiva-se ainda apresentar o aspecto histórico da mídia e sua utilização pela liderança religiosa, fazendo um comparativo histórico no Brasil, desde a vinda das igrejas pentecostais, as quais tem o foco maior no arrebanhamento de fiéis através de mensagens calvinistas e pietistas resultantes da crença em relação ao comportamento humano para o sucesso de seus seguidores, tanto nesta vida como numa vida eterna, até a análise no aspecto histórico da mídia em si utilizando literatura especializada que se preocupou com uma leitura da mídia para as massas que subsequentemente vem gerando o crescimento religioso, em relação a proposta do discurso que apresenta a religião como mercadoria fácil de ser adquirida.