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O material e a atividade enquanto intermediários das interações grupais

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Resumo / Abstract

O potencial artístico da criança geralmente sofre um corte quando ela entra na escola fundamental e passa a ser estimulada mais especificamente para o uso da linguagem escrita. Estimular o potencial artístico é vital para a ampliação da capacidade de interação com o mundo. Este estudo buscou analisar o papel da atividade como intermediária das interações entre as crianças reunidas em grupos que manipulam e interagem com materiais artísticos. Partimos da contextualização histórica do ensino de artes no Brasil, acompanhando sua trajetória até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que propõe o ensino de artes permeando todo processo de ensino-aprendizagem na educação. A população estudada foi constituída por crianças que cursavam pela primeira vez a primeira série do ensino fundamental e que tinham entre sete e oito anos. Para estabelecermos uma análise comparativa, focamos três grupos distintos constituídos de quatro crianças cada grupo. Um grupo foi composto por crianças que estudavam em escola particular, outro em escola pública estadual e o último por crianças que freqientavam, em horário extra escolar um Centro de Integração Social. A cada criança dos grupos foi oferecida uma caixa montada com materiais artísticos. Ao longo de três sessões elas eram estimuladas a manipular o material e a construir algo. As semelhanças e diferenças entre os grupos foram analisadas sob dois enfoques: 1) das crianças as interações que ocorreram entre as crianças e com o adulto, o papel do material como intermediário nas relações, as construções que realizaram. 2) das mães, buscando seu depoimento sobre a importância da atividade artística na vida dos seus filhos. Os resultados mostram a importância do material artístico como facilitador no desenvolvimento global da criança, das interações estabelecidas entre elas e o adulto; e da importância da formação do adulto que trabalha com a criança num momento em que as artes se inserem como área permeando o processo educativo.


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