Repositório Institucional da UNISO
 

Programa de educação continuada: formação universitária da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo : estudo do pólo PUC-SP - Sorocaba : julho de 2001 a dezembro de 2002

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A presente dissertação de mestrado em educação busca mostrar a influência do PEC na vida profissional e pessoal das professoras da Rede Estadual do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. Inicia trazendo considerações dos momentos históricos sobre formação docente e educação básica mais relevantes a partir de 1970. Após delinear o cenário nacional que dá ensejo à criação do PEC, que utiliza novas tecnologias, apoiado em mídias interativas, detalha a abrangência, objetivos e os ambientes de trabalho; apresenta, então, o PEC/PUC- SP de Sorocaba, contexto da pesquisa. Utilizando como metodologia a narrativa, mostra a trajetória dos dezoito meses de convivência da turma A, evidenciando os principais anseios, expectativas e outras colocações importantes das professoras- alunas, tendo como ponto de partida os módulos estudados e as atividades desenvolvidas. Da narrativa desenvolve ensaios de interpretação sobre as falas das professoras-alunas, das mudanças percebidas por elas próprias e a professora-tutora a partir dos conhecimentos adquiridos, das reflexões, das trocas no grupo. Encerra considerando que os cursos de formação docente devem conter a pesquisa, imprescindível para reflexões sobre a prática e formulação de teoria; serem colegiados, possibilitando que essas reflexões e formulações se dêem no grupo; permitam ao educador apropriar-se de toda forma de conhecimento e abrir- se para uma nova didática.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item