Repositório Institucional da UNISO
 

O processo de rotinização do trabalho docente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Tipo de documento

Dissertação

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este trabalho desenvolve considerações sobre o Processo de Rotinização do Trabalho Docente, tendo em vista a sua importância na delimitação do trabalho do professor, desde sua definição pedagógica até sua configuração enquanto processo interativo. Verifica a ambigüidade da rotina no cotidiano escolar. Para isto, destaca os acontecimentos diários da prática docente, pesquisando a rotinização como uma condicionante social, imposta, de forma aparentemente natural, de fora para dentro da sala de aula, independente de qualquer interferência ou vontade do professor. O objetivo foi verificar, primeiramente, a perspectiva do processo de rotina do trabalho humano em geral e, depois, voltou-se especificamente ao processo de rotina do trabalho docente. Em decorrência desse processo, aborda a proletarização do trabalho do professor bem como sua desqualificação e faz referência à autonomia limitada presente no trabalho docente. Todos os acontecimentos cotidianos são organizados em estruturas uniformes e ritmos que caracterizam o trabalho dos professores.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item