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Educação a distância: história, potencialidades e limites

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Resumo / Abstract

Nas últimas décadas, o aperfeiçoamento contínuo é um requisito fundamental do profissional da sociedade globalizada. A Educação a Distância (EaD), crescentemente, tem-se destacado nas políticas educacionais, para além dos paradigmas do ensino tradicional. Entretanto, muitos questionamentos envolvem desde conceitos de EaD até a efetividade de suas ações. Visando a contribuir para uma melhor compreensão dessa modalidade de ensino, este estudo apresenta, inicialmente, alguns conceitos fundamentais sobre a EaD e suas principais características e diferenças em relação à modalidade tradicional, ou seja, o ensino presencial. As informações copiladas através desta pesquisa descrevem o panorama mundial e o brasileiro da EaD, a sua história situada ao longo da linha do tempo, a evolução de suas ferramentas e meios de comunicação como os correios, rádio e televisão, até os dias atuais, e destaca alguns dos avanços das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e seus impactos nessa modalidade de ensino. Relativamente à EaD brasileira, são apresentados sua história, dificuldades e avanços. De modo mais destacado, é apresentada a Universidade Aberta Brasileira. Observou-se neste presente estudo que a EaD congrega significativos aspectos positivos e negativos, que delineiam suas potencialidades e limites. Considerando que há uma gradativa expansão da EaD e que ela ainda se encontra em construção e requer contínuas atualizações e ajustes, a inevitável conclusão é pela necessidade de novas análises críticas e ações que tenham por objetivo elevar a qualidade dessa modalidade de ensino, em vista de suas finalidades sociais.


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