Repositório Institucional da UNISO
 

Educação a distância: história, potencialidades e limites

dc.contributor.advisorDias Sobrinho, José
dc.contributor.authorShitara, Perla Porto Leite
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:48Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:48Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNas últimas décadas, o aperfeiçoamento contínuo é um requisito fundamental do profissional da sociedade globalizada. A Educação a Distância (EaD), crescentemente, tem-se destacado nas políticas educacionais, para além dos paradigmas do ensino tradicional. Entretanto, muitos questionamentos envolvem desde conceitos de EaD até a efetividade de suas ações. Visando a contribuir para uma melhor compreensão dessa modalidade de ensino, este estudo apresenta, inicialmente, alguns conceitos fundamentais sobre a EaD e suas principais características e diferenças em relação à modalidade tradicional, ou seja, o ensino presencial. As informações copiladas através desta pesquisa descrevem o panorama mundial e o brasileiro da EaD, a sua história situada ao longo da linha do tempo, a evolução de suas ferramentas e meios de comunicação como os correios, rádio e televisão, até os dias atuais, e destaca alguns dos avanços das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e seus impactos nessa modalidade de ensino. Relativamente à EaD brasileira, são apresentados sua história, dificuldades e avanços. De modo mais destacado, é apresentada a Universidade Aberta Brasileira. Observou-se neste presente estudo que a EaD congrega significativos aspectos positivos e negativos, que delineiam suas potencialidades e limites. Considerando que há uma gradativa expansão da EaD e que ela ainda se encontra em construção e requer contínuas atualizações e ajustes, a inevitável conclusão é pela necessidade de novas análises críticas e ações que tenham por objetivo elevar a qualidade dessa modalidade de ensino, em vista de suas finalidades sociais.pt
dc.description.abstractIn recent decades, continuous improvement is a fundamental requirement of professional globalized society. Distance Education (DE), increasingly, has been prominent in educational policies beyond the traditional paradigms of teaching. However, many questions involving concepts from DE to the effectiveness of their actions. Aiming to contribute to a better understanding of this teaching modality, this study initially presents some fundamental concepts about distance education and its main characteristics and differences compared to traditional model, in other words, the classroom teaching. The information compiled through this research describe the panorama of Brazilian and global distance education, its history situated along the timeline, the evolution of their tools and media such as post offices, radio and television, to the present day, and highlights some of the advances in Information and Communication Technologies (ICTs) and their impact on this type of education. Regarding DE Brazilian history are presented, advances and difficulties. So foremost, is presented to Brazilian Open University. It was observed in the present study that DE brings significant positive and negative aspects, which outline its potential and limits. Whereas there is a gradual expansion of distance education and it is still under construction and requires continuous updates and adjustments. The inevitable conclusion is the need for new critical analyzes and actions that aim to raise the quality of this teaching modality, in view of their social aims.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/599
dc.subjectEnsino a distância
dc.subjectEnsino a distância - História - Brasil
dc.subjectTecnologia educacional
dc.subjectEnsino - Inovações tecnológicas
dc.subjectComunicação - Inovações tecnológicas
dc.subjectEducação aberta - Brasil
dc.titleEducação a distância: história, potencialidades e limites
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos