Repositório Institucional da UNISO
 

A direção da escola e o cotidiano escolar: entre teorias e práticas

dc.contributor.advisorNogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.authorPereira, Monica Rojo
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:07Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:07Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractVivemos num mundo complexo, fragmentado, poroso, ainda em transformação. Com avanço rápido das tecnológicas de informação, as noções de tempo e espaço se modificaram, a ética e os valores nas relações humanas também passam por mudanças. Com foco nesse contexto, esta dissertação tem como tema o diretor da escola e seu cotidiano escolar. O objetivo principal foi entender como o diretor percebe no seu trabalho o dilema da teoria e da prática do dia a dia na escola. Para tanto, este estudo utilizou do referencial sociológico, por exemplo Bauman, para caracterizar o contexto da escola neste mundo líquido, de Foucault, para entender os mecanismos de saber poder, e de Paro e Libâneo, para compreender a escola inserida na sociedade capitalista. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com onze diretores de escolas públicas de Sorocaba. Os diretores de maneira geral, apontaram a falta de autonomia no cotidiano escolar como um grande agravante na percepção deles, para a satisfação e melhoria da qualidade na escola. Relataram a dicotomia entre a teoria e a prática, por meio de exemplos de um cotidiano envolto a burocracias e dificuldades para ações rápidas. Ressaltaram satisfação no trabalho, mas enfocaram principalmente as dificuldades, relacionando com falta de autonomia nas decisões. A democracia, que caracteriza o gestor, ainda parece longe de ser atingida no cotidiano escolar, com um excesso de burocracias, decisões impostas e poucas oportunidades de diálogos.por
dc.description.abstractWe live in a complex world, piecemeal, porous, still in transformation. With the fast advance of the information technologies, the time and space conceptions were modified, the ethics and the values in the humans relation also have changed. With focus in this context, this dissertation has as theme the school principal and school daily their. The main object is to understand as the principal perceive in his job the theory dilemma and of practice in the school day-by-day. However, this study used of the sociologist Bauman, to characterize the context of the school in this liquid world, of Foucault, to understand the mechanics to know to can, and of Paro and Libâneo, to understand the school inserted in the capitalist society. Also was realized a quality search, through interviews with eleven principals of principals of the publics schools of Sorocaba. The principals in general, show lack of autonomy in the school daily as great aggravation in their perception, to the satisfaction and better school quality. They report the dichotomy between the theory and the practice, through examples of a quotidian wrapped the bureaucracies and difficulties to fast actions. They emphasize job satisfaction, but mostly focus on the difficulties, relating to lack autonomy in the decisions. The democracy, which characterizes the manager, still looks like far to be achieved in the school daily, with an excess of bureaucracy, decisions made and few opportunities for dialogue.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/499
dc.subjectDiretores escolares
dc.subjectAdministradores escolares
dc.subjectEscolas - Organização e administração
dc.titleA direção da escola e o cotidiano escolar: entre teorias e práticas
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
84697.pdf
Tamanho:
756.17 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format