Repositório Institucional da UNISO
 

Ensino de química: acessibilidade para cegos através de material didático

dc.contributor.advisorSouza, Jesaías da Silva
dc.contributor.authorBrisola, Amanda Laiza Paes
dc.date.accessioned2024-06-12T12:44:05Z
dc.date.available2024-06-12T12:44:05Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é elaborar material didático para que os alunos tenham mais recursos para facilitar a compreensão de assuntos abordados no ensino de química. Para este trabalho a metodologia baseou-se no levantamento bibliográfico tendo como referência os autores Sylvia Nunes e José Fernando Bitencourt Lomônaco. A falta de acessibilidade ainda é muito grande apesar do número de alunos cegos nas universidades ter aumentado a metodologia de ensino-aprendizagem foi desenvolvida para alunos que enxergam reforçando o estigma da disciplina de química ser considerada por muitos uma matéria visual, porém com os materiais certos juntos de uma fala mais adequada do professor é possível torná-la mais palpável. Portanto, a importância deste trabalho é fornecer materiais para ajudar o professor a tornar a sala de aula um ambiente mais acessível e inclusivo trazendo novas formas de aplicabilidade da matéria e se possível, possibilitar uma melhoria no entendimento dos alunos não só com dificuldades sejam elas, físicas ou cognitivas, mas aos demais alunos sem deficiência. Fazendo com que a disciplina de química que por muitos é conhecida como uma matéria visual torne-se cada vez mais palpável.pt
dc.description.abstractThe objective of this work is to develop teaching material so that students have more resources to facilitate the understanding of subjects addressed in chemistry teaching. For this work, the methodology was based on the bibliographic survey with the authors Sylvia Nunes and José Fernando Bitencourt Lomonaco as reference. The lack of accessibility is still very large although the number of blind students in universities has increased the teaching-learning methodology was developed for students who see reinforcing the stigma of the chemistry discipline being considered by many a visual subject, but with the right materials together a more appropriate speech of the teacher it is possible to make it more palpable. Therefore, the importance of this work is to provide materials to help the teacher make the classroom a more accessible and inclusive environment bringing new forms of applicability of the subject and, if possible, enable an improvement in the understanding of students not only with difficulties whether they are physical or cognitive, but to other students without disabilities. Making the chemistry discipline that by many is known as a visual matter become more and more palpable.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1486
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectQuímica - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.titleEnsino de química: acessibilidade para cegos através de material didático
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseQuímica
relation.isAdvisorOfPublication76989dbb-f6b8-46a6-9c73-ff5968402c95
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery76989dbb-f6b8-46a6-9c73-ff5968402c95

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Ensino de química acessibilidade para cegos através de material didático.pdf
Tamanho:
1.27 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: