O processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal Folha de S. Paulo e em peças publicitárias
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa, que tem como tema a construção de significados da cor preta, é guiada pela questão: como se dá o processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal e na publicidade? Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão do processo de construção de significados da cor preta, e os objetivos específicos constituem em explicitar o conceito de midiatização, descrever aspectos do processo de construção social da cor preta, inventariar significados engendrados pelas representações visuais selecionadas e as implicações na identificação do caminhar do processo de construção da identidade cultural de pessoas pretas. Para tanto, a fundamentação teórica envolve conceitos de midiatização, aspectos do processo de construção social da cor preta, enquanto as estratégias de análise de representações visuais, advindas da semiótica peirceana, serão aplicadas para uma amostra de interesse, constituída com representações visuais vindas da Folha de S.Paulo, do ano de 2020, e de peças publicitárias do ano de 2021, coletadas nos portais da ADS of the Word – Creative Advertising Community e do Clube de Criação. Dentre os resultados, destacamos que para as peças publicitárias prevalece o poder de sugestão, que pode gerar efeitos emocionais, sendo, portanto, mais profícuas para colocar em movimento novas ideias, crenças, ações e hábitos, no transcorrer do tempo, ou em semioses futuras relativas à cor preta. Esta pesquisa é relevante por tratar do processo de construção de significados em torno da cor preta tendo as mídias como protagonistas, bem como por fornecer subsídios para que produtores/criadores se sensibilizem quanto à qualidade da composição de seus produtos/criações que envolvam a cor preta.