Repositório Institucional da UNISO
 

A influência da criação de jogos no ensino fundamental: contribuições para os processos de aprendizagem e desenvolvimento interpessoal

dc.contributor.advisorOliveira, Édison Trombeta de
dc.contributor.authorZamparoni, Samuel Caliani
dc.date.accessioned2024-09-10T11:19:37Z
dc.date.available2024-09-10T11:19:37Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEsta dissertação trata de uma pesquisa cujo tema é o ensino de elementos da geometria plana por meio de jogos criados pelos estudantes, em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma Metodologia Ativa de Ensino. A pergunta norteadora do trabalho é: como a criação dos jogos educativos e temáticos por parte dos alunos pode contribuir para a sua aprendizagem em aulas de matemática? O objetivo geral parte de duas investigações: “se” e “de que maneira” a criação de jogos temáticos e educativos pode contribuir para a aprendizagem em geral; e os específicos são: interpretar os resultados das avaliações pré-jogo e pós-jogo; observar a participação individual dos alunos envolvidos e intervenções necessárias durante o processo; explicitar os relacionamentos entre os participantes de um determinado grupo e como os grupos se relacionam entre si durante o desenvolvimento da pesquisa; identificar o grau de interesse demonstrado pelos alunos por esse tipo de abordagem, para que outros trabalhos com a mesma temática possam vir a ser realizados. Para fundamentar esta pesquisa foi abordado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal pois, na perspectiva de Vigotski, as atividades realizadas em colaboração podem criar possibilidades para o desenvolvimento, assim como a afetividade, sob a perspectiva de Wallon, no sentido de contribuir com desenvolvimento do indivíduo. Os dados analisados foram coletados por meio de diários de bordo, desenvolvidos pelos grupos e pelo professor, por um questionário aplicado ao início e ao término da criação dos jogos e por meio da aplicação de um teste pré e pós-jogo. Os dados foram sistematizados de acordo com o nível de satisfação dos grupos na realização do trabalho, assim como a contribuição dele nas relações interpessoais. A relevância desta pesquisa está no fato de verificar se é possível que os processos de aprendizagem ocorram através da criação de jogos educativos e temáticos, averiguando de que maneira isso ocorre, assim como identificar de que forma essa abordagem pode contribuir nas relações interpessoais dos envolvidos.pt
dc.description.abstractThis dissertation addresses a research whose theme is the teaching of elements of plane geometry with games created by students in a 9th grade Middle School class, through Project-Based Learning, an Active Teaching Methodology. The guiding question of this study is: how can the creation of educational and thematic games by students contribute to their learning in mathematics classes? The general objective is based on two paths of investigation: “if” and “in what way” the creation of thematic and educational games can contribute to learning in general; and the specific ones are: interpreting the results of pre-game and post-game assessments; observing the individual participation of the students involved and the necessary interventions made during the process; explaining the relationships between participants in a given group and how the groups relate to each other during the development of the research; identifying the degree of interest shown by students in this type of approach, so that other studies with the same theme can be carried out. To support this research, the concept of Zone of Proximal Development was used because, from Vygotsky’s perspective, activities carried out in collaboration can create possibilities for development, as well as affectivity, from Wallon's perspective, in the sense of contributing to the development of the individual. The data analyzed were collected through logbooks, developed by the groups and the teacher through a questionnaire applied at the beginning and end of the creation of the games and through the application of a pre- and post-game test. The data were systematized according to the groups' level of satisfaction in carrying out the work, as well as its contribution to interpersonal relationships. The relevance of this research dwells in verifying whether it is possible for learning processes to occur through the creation of educational and thematic games, investigating how this occurs, as well as identifying how this approach can contribute to the interpersonal relationships of those involved.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1661
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/262
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectJogos em educação matemática
dc.subjectAprendizagem ativa
dc.subjectPrática de ensino
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação
dc.titleA influência da criação de jogos no ensino fundamental: contribuições para os processos de aprendizagem e desenvolvimento interpessoal
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.description.programPrograma de Pós-graduação em Educação
relation.isAdvisorOfPublication85b29217-1ea0-4e8f-a98e-c79578170ab5
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