Repositório Institucional da UNISO
 

Construção e comunicação da sensorialidade: objetos do mobiliário criados pelos irmãos Campana em foco

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção e de comunicação da sensorialidade vinculado ao design, com foco nos objetos do mobiliário criados pelos Irmãos Campana. O corpus da pesquisa é constituído por seis objetos do mobiliário criados por estes designers e por ambientes da internet, com notícias referentes às exposições nacionais e internacionais, divulgadas em jornais ou revistas, que envolvem explicações e críticas relativas ao processo de criação desses designers e imagens dos objetos; imagens de catálogos de exposições; imagens de ambientes das exposições; blogs, principalmente os que se dedicam ao design e à arquitetura, bem como o site oficial dos Irmãos Campana. Com o objetivo geral de compreender como se dá o processo de construção de uma rede propícia ao sensorial com objetos do design, seguem os específicos; identificar aspectos da sociedade da sensação; inventariar os possíveis interpretantes para os objetos selecionados, que corresponde a avaliar o potencial dos objetos (signos) de incitar os sentidos do usuário/intérprete; verificar como se engendram os processos de comunicação dos sentidos gerados com os ambientes construídos na internet e identificar a pertinência destes objetos no contexto da sociedade da sensação. São adotadas as seguintes estratégias metodológicas: análise, na perspectiva da semiótica peirceana das peças do mobiliário; descrições e observações sobre os ambientes da internet, bem como reflexões sobre design e sobre a sociedade da sensação. Entre os resultados, destacamos que os objetos analisados, além dos aspectos qualitativos, que suscitam inúmeras sensações, também exibem múltiplas referências, brincam com o industrializado e o artesanato, bem como se mostram propícios à reflexão sobre o papel da tecnologia e das suas implicações no design e na sociedade, problematizam a relação entre objetos utilitários e estéticos, portanto, são pertinentes à sociedade da sensação. Tratar da comunicação de objetos, incluindo a representação visual destes, pois via internet transformam-se em representações visuais, constitui a importância desta pesquisa.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item