A temática ambiental na formação acadêmica dos engenheiros e engenheiras em Sorocaba
dc.contributor.advisor | Reigota, Marcos | |
dc.contributor.author | Silva, Ariane Diniz | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:31Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:31Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A pesquisa tem por objetivo investigar como a temática ambiental está inserida nos cursos de Ensino Superior de Engenharia da cidade de Sorocaba. A cidade oferece hoje 29 cursos na área de Engenharia, porém o estudo será baseado em 25 cursos, pois foram retirados 3 cursos de Engenharia Ambiental e 1 curso de Engenharia Florestal. Foi realizado o levantamento da grade curricular de todos os cursos em análise e destacadas as disciplinas cujo título tem alguma aproximação com a temática ambiental. Após o levantamento das disciplinas, foram destacados os conceitos mais comumente utilizados em seus títulos. Foi feita a contextualização de cada um dos temas principais e posteriormente a identificação dos professores responsáveis por estas disciplinas. O último passo foram entrevistas com professores que ministram essas disciplinas para identificar de que maneira eles abordam com os seus alunos esses temas, tendo em vista hoje a grande importância de um consistente conhecimento e comprometimento com a temática ambiental por parte desses novos profissionais. | pt |
dc.description.abstract | The research aims to investigate how environmental issues are included in the Higher Education courses in Engineering from the city of Sorocaba. The city now offers 29 courses in engineering, but the study will be based on 25 courses, as three courses were removed from Environmental Engineering and a course from Forestry. It was done a survey of the curriculum of all courses in analysis and highlighted all the disciplines that the title has any approach to environmental issues. After the survey of subjects were highlighted the most commonly used concepts in their titles. Be done a contexture to each of the main themes and subsequently the identification of teachers responsible for these disciplines. The last step is to do interviews with teachers who teach these subjects to identify how they approach their students with these key issues taking in consideration today to the great importance of a consistent knowledge and commitment to environmental issues by these new professionals. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/552 | |
dc.subject | Engenheiros - Formação profissional - Sorocaba (SP) | |
dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | |
dc.subject | Educação ambiental | |
dc.title | A temática ambiental na formação acadêmica dos engenheiros e engenheiras em Sorocaba | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1