O ensino de ciências: um estudo de implantação do currículo e de práticas no cotidano escolar
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Fonseca, Marcelo Lopes da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:13Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:13Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A forma como as escolas articulam seus saberes para aplicar seus currículos tem sofrido alterações, conforme o contexto de implantação da proposta pedagógica e do currículo escolar. Consequentemente o ensino das disciplinas pela leitura curricular produz uma ação didático-pedagógica que é dependente de seu contexto de implantação e interpretação. Neste sentido, realiza-se uma pesquisa onde procura-se compreender o contexto desta implantação e a repercussão das políticas públicas estaduais que utilizam-se de currículos pré-moldados para direcionar o ensino da disciplina de ciências, em uma escola pública estadual, com um recorte que compreende sua implantação em 2008 até o contexto de 2013. A pesquisa pretende explicitar ações que permeiam o contexto escolar que se apresentam como possibilidades de ampliação de sentidos das situações de aprendizagens originais, articulando reflexões dos professores com materiais apostilados e documentos oficiais. Para a investigação, esta dissertação utiliza-se de um estudo de caso sobre o cotidiano de uma escola pública, com ênfase na pesquisa qualitativa, e divide-se em duas etapas. A primeira etapa, com entrevistas de professores e da direção da escola, sugerindo um olhar sobre a implantação da proposta curricular de 2008, no contexto específico do ensino de ciências, refletindo sobre sua percepção aos documentos oficiais. Na segunda etapa, descrevem-se práticas de ensino de ciências que não estão previstas no planejamento curricular, situando-se como flexibilizações pedagógicas de base vigotskiana aos cadernos de aluno e ou professor. De modo geral, os resultados apontam para problemas de logística na implantação do currículo, com relação a datas de entrega de materiais, e capacitação de professores. Por outro lado, com relação aos relatos de experiência, a pesquisa aponta para a possibilidade de ações que valorizam a criatividade, a flexibilidade e a interpretação de situações de aprendizagens como formas de articular roteiros de experimentação pré-moldados com um contexto local de produção de conhecimento, tendo em vista um ensino baseado em competências e habilidades. Os relatos apontam também para a necessidade de pesquisas sobre a relação entre o ensino de ciências e o uso de materiais pedagógicos de apoio. | pt |
dc.description.abstract | The way schools articulate their knowledge to apply their curriculum has changed, as the context of implementation of the pedagogical approach and curriculum. Consequently the teaching of curriculum subjects by reading produces a didactic- pedagogic action that is dependent on its context of implementation and interpretation. In this sense, it performs a search where one seeks to understand the context of this implementation and the impact of state public policies that make use of precast curricula to direct the teaching of the discipline of science in a public school, with a clipping comprising its implementation in the context of 2008 to 2013. The research aims to clarify actions that permeate the school context that present themselves as possibilities of expanding the sense of unique learning situations, articulating thoughts teachers with handout materials and official documents. For research, this dissertation makes use of a case study about the everyday life of a public school, with an emphasis on qualitative research, and is divided into two stages. The first stage, interviews with teachers and the school board, suggesting a look at the implementation of the curriculum in 2008, in the specific context of science education, reflecting on their perception to official documents. In the second step, we describe the teaching practices of science that are not covered in curriculum planning, to stand as a pedagogical flexibilities of Vigotskian based notebooks and student or teacher. Overall, the results point to logistical problems in implementing the curriculum with respect to delivery dates of materials, and teacher training. Moreover, with respect to the experience reports , research points to the possibility of actions that value creativity, flexibility and the interpretation of learning situations as ways to articulate scripts trial precast with a local context of production knowledge, with a view to competence-based education and skills. The reports also point to the need for research on the relationship between science education and the use of instructional support materials. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/660 | |
dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | |
dc.subject | Escolas públicas - Curriculos - São Paulo (Estado) | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.title | O ensino de ciências: um estudo de implantação do currículo e de práticas no cotidano escolar | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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