Repositório Institucional da UNISO
 

A formação continuada de professores por meio da utilização de softwares educacionais em um programa de capacitação para o ensino médio, no ano 2002

dc.contributor.advisorFerretti, Celso João
dc.contributor.authorRosa, Ana Paula da
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:18Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:18Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de pesquisa elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Nível Mestrado, da Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa “Instituição Escolar: História, Políticas e Práticas”. O trabalho tem em vista dois objetivos: a) verificar e analisar as objetivações e apropriações das propostas de utilização de equipamentos de informática, por professores da rede pública estadual de ensino de São Paulo, em um curso oferecido pela Secretaria do Estado de São Paulo, na modalidade de formação continuada, no decorrer do ano 2002, curso esse estruturado de acordo com as perspectivas delineadas pela reforma educacional da Educação de Nível Médio; b) verificar e analisar quais apropriações e objetivações dessas propostas foram levadas a termo em suas práticas docentes, posto que a formação continuada oferecida visava a produzir mudanças nas práticas pedagógicas dos professores, ao utilizarem as salas ambientes de informática implantadas nas escolas, a partir do ano de 1998. O estudo foi desenvolvido com base na proposta do curso de formação continuada, nos softwares educacionais utilizados para desenvolvê-la e nas entrevistas concedidas tanto por professores multiplicadores que atuaram nas oficinas pedagógicas, quanto por professores participantes destas. Todos os professores pertencem a uma mesma área Curricular, qual seja, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. A escolha dessa área para fins de investigação deveu-se à grande variedade de tipos de softwares educacionais, se comparada com as outras áreas Curriculares. Para fins de análise, foram empregados os estudos de Newton Duarte (2003) quanto aos processos de apropriação e objetivação como mediações para a prática social humana, bem como os de Marise Ramos (2002a, 2002b) para a discussão do modelo de competências que, além de se fazer presente nas reformas educacionais brasileiras, orientou o enfoque do curso estudado.por
dc.description.abstractThis work is the result of a research done for the Post-Graduate Program in Education – Master Degree at the University of Sorocaba, following the research line of “School Institution: History, Policies and Practices”. The study has two objectives: a) to check and analyze the objectives and appropriations accomplished by teachers working in the public schools of the State of São Paulo as well as their proposals when using the information technology equipment developed in a course offered by the São Paulo State Secretary in the modality of in-service formation along the year of 2002, which was structured according to the perspectives outlined by the educational reform of the High School Education; b) to check and analyze which appropriations and objectives could those teachers effectively accomplish in their practices, since the competence offered to them aimed to produce changes in their pedagogical practices when using the new computing classrooms implanted from 1998 on. The study was based on the in-service formation proposal, as well as on educational software programs which were used to develop it, and also on the interviews given both by teachers who had propagated the ideas in pedagogical workshops, and by the ones who had participated in such workshops. All the teachers have worked in the same Curricular area, such as Nature Sciences, Mathematics and their Technologies. This area of investigation was chosen because there is a large variety of types of educational software programs available when this Curricular area is compared to the others. In order to accomplish the analysis, this work followed the studies made by Newton Duarte (2003) related to the processes of appropriation and their objectives as mediation to the human social practice, as well as the ones by Marise Ramos (2002a, 2002b) to discuss the model of competences which, besides being present in the Brazilian educational reforms, has also directed the focus to the course applied.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/377
dc.subjectEducação permanente
dc.subjectProfessores de ensino de segundo grau - Formação
dc.subjectEducação - Processamento de dados
dc.subjectReforma do ensino
dc.subjectEnsino médio
dc.titleA formação continuada de professores por meio da utilização de softwares educacionais em um programa de capacitação para o ensino médio, no ano 2002
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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