A escola na visão do adolescente em situação de rua
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Oliveira, Marilene de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2023-05-06T17:20:52Z | |
dc.date.available | 2023-05-06T17:20:52Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.description.abstract | Este presente trabalho de pesquisa procura entender as relações entre o adolescente em situação de risco, a escola, o terceiro setor e a complexa rede das políticas que tentam responder ao atendimento dessa população. Estudando o adolescente, que, em algum momento de sua vida, permaneceu nas ruas, se distanciou de seu grupo familiar, conseqüentemente, percorreu várias escolas, procurou-se entender como ele responde quando questionado sobre sua vivência escolar. O objetivo deste estudo, portanto foi investigar como a escola é lembrada por adolescentes que usam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Levantando como hipótese que as lembranças e vivências relacionadas á escola do Adolescente em situação de rua, são vistas como uma história de exclusão, associados a sentimentos de não pertencimento deste direito, não merecedores em participar e permanecer de forma plena nessa Instituição, reproduzindo assim os valores sociais de uma sociedade elitista, não colaborando para a construção de uma identidade cidada. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, entrevistando treze adolescentes, questionando sobre lembranças da escola. As respostas foram agrupadas, realizando uma análise de conteúdo, identificando categorias como: a amizade, a autoridade nas relações escolares e visão de escola ideal. As amizades de modo geral, foram relatadas como lembranças positivas, os amigos e as situações coletivas como atividades divertidas da escola; as relações com professores e com as regras escolares, foram apresentadas de maneira contraditórias, relatando valores sociais das regras, punições que ao mesmo tempo consideraram ruins, com relatos de exclusão da sala de aula, também apontam merecimento das punições em nome de uma suposta ordem; e sobre a visão de escola ideal, os relatam apontam para um olhar que ao mesmo tempo reproduz com mais rigidez as normas da escola, também idealizam como um lugar de ajuda à todas as crianças. Ao focalizar essas questões do processo de escolarização através do olhar do Adolescente em situação de rua, buscamos oferecer subsídios para o debate e a efetivação de políticas educacionais comprometidas com a população infanto-juvenil de nosso País, para que a condição estigmatizante de "adolescentes em situação de rua" seja substituído pela condição de "Adolescente Cidadão". | por |
dc.description.abstract | Research was carried out with the intention of understanding the relationship between teenagers at risk, school, the "third sector" and the complex network of agencies that endeavour to offer services to this sector of the population. Try to understand by studying teenagers who, at some point in time, have left home to live on the streets and consequently attended various schools the response given when questioned about the school experience. The object of the study was to investigate how teenagers who live and/or earn their living on the streets remember school. The hypothesis is that memories and experiences linked to the school life of these teenagers are seen as a story of exclusion, associated with feelings of not having the right to nor being worthy of participating or remaining within the Institution; in this way reproducing the social values of an elitist society and in no way cooperating with the construction of citizenship identity. To achieve this aim a qualitative survey was undertaken. Thirteen teenagers were interviewed and questioned about their school experience. Replies were analysed according to content and grouped in categories such as: friendship, authority in school relationships and the vision of the ideal school. As a general rule friendships brought to mind positive memories of friends and enjoyable group activities at school. Relationships with teachers and school rules brought contradictory answers. Whilst considering them to be bad, the social value of rules and punishments was expressed, stories were told of being excluded from the classtoom. Whilst reproducing, with greater rigidity, school rules the ideal school was seen as a place to help all children. Focusing on questions related to the schooling process as seen through the eyes street teenagers we to offer solutions to the on going debate and the implementation of educational policies geared to the child/juvenile population of our country in order that the stigma attached to street teenagers be substituted by the title "teenager citizen". | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/174 | |
dc.subject | Psicologia educacional | |
dc.subject | Adolescentes (Aspectos sociais) | |
dc.subject | Adolescentes (Aspectos psicológicos) | |
dc.subject | Crianças de rua | |
dc.title | A escola na visão do adolescente em situação de rua | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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