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Saúde na educação: indícios de congruências entre salutogênese e pedagogia Waldorf

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2017

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Resumo / Abstract

Este estudo discute a relação “Saúde na Educação”, apontando as possibilidades de a saúde ser construída em paralelo com a educação, referenciado pelos conceitos de Salutogênese, de Aaron Antonovsky e Pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner. A Pedagogia Waldorf, desde a sua concepção em 1919 na Alemanha, propõe um ensino integralizador, abarcando as dimensões física, psíquica e espiritual, dirigindo suas atividades no cotidiano escolar, de modo a não dissociar Pensar, Sentir e Querer, habilitando-se, segundo seu criador, como um ensino de caráter sanador. A Salutogênese oferece um novo olhar para a geração e promoção de saúde, o que, para Antonovsky, consiste num aprendizado constante projetado na formatação de um fator orientador da saúde – o Senso de Coerência –, e suas três características: inteligibilidade, manuseabilidade e significância. O objetivo é aliar os conceitos de Pedagogia Waldorf e Salutogênese, buscando possíveis congruências entre ambos, sugerindo que práticas pedagógicas coerentes com um desenvolvimento integral do ser humano são potenciais portadoras de um caminho para a saúde. A pesquisa assumiu uma abordagem metodológica qualitativa, visando observar, analisar e interpretar atividades docentes no cotidiano de uma escola Waldorf no Brasil e duas na Alemanha, onde obteve o suporte acadêmico da University of Applied Sciences - Alice Salomon Hochschule - Berlin. Os dados foram interpretados com base no Paradigma Indiciário, que permitiu o levantamento de indícios a partir das observações e entrevistas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das três escolas Waldorf. Os achados demonstram que os professores pesquisados conduzem suas atividades respeitando os ritmos e o desenvolvimento físico, anímico e espiritual dos alunos, organizando-se de maneira a estimular igualitariamente Pensar, Sentir e Querer, concorrendo para a proposta de integralidade, base para o desenvolvimento saudável. Cem por cento dessa amostra de professores concordaram que a Pedagogia Waldorf privilegia a saúde dos educandos, aspecto confirmado pelas observações e entrevistas. Considera-se que, por sua abrangência, suas especificidades e coerência metodológica, a Pedagogia Waldorf reúne uma estrutura de ensino que pode ser considerada salutogênica.


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