Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação organizacional: instrumento de divulgação da cultura e facilitador das relações institucionais com seus diversos públicos

dc.contributor.advisorSchettino, Paulo B. C.
dc.contributor.authorCaldeira, Elison Leite
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:31Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:31Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractAnalisar e estudar a importância dos processos de comunicação nas organizações modernas cada vez mais se torna em insumos estratégicos para agregar valor aos seus negócios e por meio delas, vantagem competitiva. Além disso, a comunicação tem despontado como princípio que agrega valor a sua imagem e reputação, quando associada aos programas de desenvolvimento do seu público interno e o mérito dado à comunidade na qual se insere a empresa, sendo considerada atualmente uma postura empresarial. Desse modo, as empresas se deparam com um novo paradigma de gestão empresarial, onde a forma tradicional de se fazer negócios requer uma maior atenção na condução da comunicação interna e externa, considerando-se que seus públicos passaram a observar aspectos que vão além das características funcionais de seus produtos e operacionais de seus serviços, passando a incorporar em seus processos de decisão de compra aspectos intangíveis, como imagem reputação e relacionamento social. Com base nessas concepções contemporâneas de gestão, esta dissertação teve como foco de atenção oferecer subsídios ao melhor entendimento dos processos de comunicação e relacionamento internos, dentro deste novo cenário empresarial, considerando que a comunicação interna, para ser incorporada nesses novos paradigmas de gestão empresarial requer, necessariamente, uma transformação nas formas de gerenciamento da informação e da comunicação, assim como se transformando em ferramenta estratégica que permitem a geração do conhecimento, a criação de valor e a aquisição de uma nova visão da conduta ética e socialmente responsável da empresa, como espelho de cultura organizacional e refletida para seus públicos internos e externos. Para tanto, além dos levantamentos metodológicos, foi realizado um estudo de caso junto a uma empresa de comércio varejista de uma cidade do interior de São Paulo, vista pela sociedade e por seus empregados como uma empresa socialmente responsável. Assim, procedeu-se ao desenvolvimento de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e mediante o uso da técnica de entrevistas estruturadas, as quais foram realizadas com os funcionários de diversas unidades da empresa e as lideranças mais representativas da empresa. Os resultados indicam, em linhas gerais que: há diversas situações onde aparecem forças contraditórias sobre a verdadeira relação de comprometimento e que ao atuarem no interior da empresa criam conflitos de relacionamento que necessitam de ajustamento. Como conclusão observou-se que, para implantar a verdadeira cultura de comunicação e comprometimento , é necessário que seja implantada primeiramente uma política de 8 comunicação e informação, constituídas a partir de um estudo aprofundado de sua cultura organizacional. Além disso, é imprescindível que exista uma política de comunicação interna, comunicada e disseminada entre os empregados e os stakeholders. Ao final, são efetuadas algumas recomendações em forma de subsídios àqueles interessados em implantar as mudanças consideradas necessárias na organização, destacando-se o papel da comunicação produtiva nos processos gerenciais decorrentes e a busca constante de melhores resultados.pt
dc.description.abstractReview and study the importance of reporting procedures in modern increasingly becomes strategic in insumos to add value to your business and through them, competitive advantage. In addition, the communication is despontado that adds value its image and reputation, when associated with the development programmes of your audience and merit as the community in which the company currently considered a business. The companies are faced with a new paradigm of business management, where the traditional way of doing business requires more attention in the conduct of internal and external communication, Considering that their public have to observe aspects that go beyond functional characteristics of its products and operating their services, to incorporate in their decision-making processes purchase intangible aspects, such as image and reputation social networking. On the basis of conceptions contemporâneas management, this dissertation focused attention offer subsidies to better understanding of procedures for communication and relationship home within this new scenario enterprise, whereas the internal communication, to be incorporated in these new paradigms business management requires a transformation in management information and communication, as well as in strategic tool that allow generation of knowledge, the creation of value and the acquisition of a new vision of ethical conduct and socially responsible company, as a mirror of organizational culture and reflected its internal and external. To do this, in addition to the withdrawals methodological, was carried out a case study by a company retailer of a city of São Paulo, the society and their employees as a socially responsible company. Thus, the development of a search field personality exploratory and through the use of structured interviews, which were held with the officials of the various units of the company and entrepreneurs more representative of the company. The results indicate, in general terms that: there are several situations where forces appear contradictory on the genuine commitment and that the act within the company create conflicts relationship that need adjustment. Finally noted that, to deploy the genuine culture of communication and commitment, to be deployed first policy Communication and information arising from an in-depth study of its organizational culture. In addition, sound internal communication, communicated and practised between employees and stakeholders. The end, some 10 recommendations are made in the form of subsidies to those interested in deploying changes deemed necessary in the organization, the role of communication in productive processes managerial and the constant search of better results.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/408
dc.subjectComunicação nas organizações
dc.subjectAdministração de empresas - Comunicação
dc.subjectCultura organizacional
dc.titleComunicação organizacional: instrumento de divulgação da cultura e facilitador das relações institucionais com seus diversos públicos
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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