Repositório Institucional da UNISO
 

Estudo da percepção dos gestores das escolas estaduais de Piedade sobre o curso de gestão educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP (2005/2007)

dc.contributor.advisorSandano, Wilson
dc.contributor.authorRodrigues, Cecília Lopes Godinho
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:04Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:04Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEste estudo desvela a percepção das gestoras das escolas estaduais de Piedade, por meio de reflexão sobre o conteúdo, os exercícios e a práxis de apropriação dos mesmos, no decorrer do “Curso de Pós-Graduação com Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional” em que participaram, entre novembro de 2005 a março de 2007, quando da sua oferta pelo Governo do Estado e a referida Secretaria, ambos em parceria com a FE-UNICAMP que o desenvolveu. Para tanto, descreveu-se o curso em todas as suas etapas, analisou-se os principais pontos focados e discutidos no mesmo, bem como, revelou-se a ótica dessas profissionais que dele participaram, evidenciado em pesquisa de campo, pela categorização de dois instrumentos de pesquisa, um escrito e outro por entrevista direta e pessoal entre as envolvidas nesse percurso. Este período denotou as inquietações das alunas gestoras participantes no sentido de apreenderem as novas propostas e visões da práxis gestora, despertando-as a se preocuparem com a própria formação continuada, destacando a importância da Gestão Democrática na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico e o envolvimento e a aplicação da educação comunitária na comunidade local. Percorreu-se com elas o caminho da transposição didática em suas escolas, até o ponto de chegada das suas conclusões, sobre o referido curso e a interferência do mesmo e seus fazeres em suas próprias práticas gestoras e respectivas Unidades Escolares. Após reflexões e análises sobre alguns paralelos entre as respostas recolhidas, percebeu-se uma preocupação geral entre as gestoras de atualização profissional, bem como, da consciência da necessidade de formar em serviço seus docentes.por
dc.description.abstractThis tractate attend the Piedade’s state’s schools directors perception, through reflection about the content, the exercises and the praxis of the appropriation, during the “Post graduation in Educational Management Master Lato Sensu” in which they were part, when offered by the State Government and its Bureau, both in partnership with FE-UNICAMP which developed the study. So far, the study was related in all its stages, the substantial matters focused and discussed were analyzed, as well as the point of view of the professionals involved was reveled, made evident in field research by the categorization of two research tools, a written one, and another by direct and personal interview with the professionals involved in this study. This period denoted the directors student’s apprehension about the learning of the new proposals and the management praxis point of view, awaking them about the concern of their own development, emphasizing the Democratic Management account in the Political Pedagogical Project common construction and the involvement and the application of the communitarian education in the local community. With them, it was possible to view the way of the didactics transposal in their schools, until theirs conclusions about this study and the study’s interference and acts in their own management practice inside their School Units. After reflections and analysis about some parallels between the answers received, it was possible to note a general preoccupation within the professional development directors, as well as the realizing of a need in working development of their teachers.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/491
dc.subjectDiretores escolares - Piedade (SP)
dc.subjectEscolas - Organização e administração
dc.subjectEducação permanente
dc.titleEstudo da percepção dos gestores das escolas estaduais de Piedade sobre o curso de gestão educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP (2005/2007)
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
84510.pdf
Tamanho:
1.15 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format