Escrita autoral no ensino médio: desafios cotidianos
dc.contributor.advisor | Romaguera, Alda Regina Tognini | |
dc.contributor.author | Campos, Glaucia | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:58Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:58Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O docente de Produção Textual depara-se com muitos desafios no cotidiano escolar, entre eles a recusa e a falta de interesse dos estudantes. O sistema escolar em que estamos inseridos é muitas vezes desestimulante. Esta pesquisa visa a levantar questões referentes a possibilidades inventivas neste cotidiano escolar. O objetivo é pensar caminhos que levem o estudante a ter autonomia no momento da escrita. De que formas a escrita autoral pode estar presente nas aulas de Produção de Texto? De que modo o docente pode estimular seu estudante a se colocar no texto? Esta pesquisa foi realizada com turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual em Tatuí-SP. Foram propostas a eles atividades de escrita que estimulassem a autoria, ou seja, atividades que valorizassem a experiência, a criação e as sensações. Não existe uma solução certa para que os aprendizes comecem a produzir textos puramente autorais. Entretanto, há algumas atitudes do educador que podem ser norteadoras: enxergar o cotidiano como algo mutável e inconstante, repensar a sua própria prática, criar táticas que promovam a reflexão dos educandos, trazer a experiência e as sensações dos estudantes para as atividades de escrita. A escrita precisa ser um exercício que tenha significado para o autor, e não ser uma mera reprodução de discursos. Escrever é um ato de cidadania, é um ato político. | pt |
dc.description.abstract | The textual production teacher faces many challenges in the school routine, including the students’ refusal and lack of interest. The school system in which we are inserted is often discouraging. This research aims to point questions about the inventive possibilities in this school routine. The goal is thinking about ways to give the students autonomy at the writing time. In which ways can the authorial written be present in Text Production classes? In which ways can the teacher encourage their students to put themselves in the text? This research was conducted with high school classes in a public school in Tatuí. It was proposed to them writing activities that stimulate authorship, ie, activities that value the experience, creating and sensations. There is no right solution for learners begin to produce purely authorial texts. However, there are some educator’s attitudes that may be guiding: seeing the school routine as something mutable and inconstant, rethinking their practice, creating tactics that promote students’ reflection, bringing the students’ experience and feelings to the writing activities. Writing needs to be an exercise that has meaning for the author, and not be a mere reproduction of speeches. Writing is an act of citizenship, is a political act. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/755 | |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino Médio) | |
dc.subject | Autoria | |
dc.subject | Escrita | |
dc.subject | Língua portuguesa - Composição e exercícios | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.title | Escrita autoral no ensino médio: desafios cotidianos | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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