Repositório Institucional da UNISO
 

A presença do gótico em Lira dos vinte anos e Noite na taverna, de Álvares de Azevedo

dc.contributor.advisorVendramini Zanella, Daniela Aparecida
dc.contributor.authorSchonfelder, Laura Cavalheiro Vieira
dc.date.accessioned2023-09-11T13:42:37Z
dc.date.available2023-09-11T13:42:37Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractQuando consideramos as primeiras manifestações do gótico no Brasil, logo identificamos Manoel Antônio Álvares de Azevedo, escritor e poeta da Segunda Geração do Romantismo Brasileiro, como introdutor dessa literatura na cena local. Este trabalho tem como objetivo identificar os elementos de estética gótica presentes nas obras do autor, tendo como foco a análise dos livros Lira dos Vinte Anos e Noite na Taverna. Este projeto, inserido na linha de pesquisa Literatura do curso de Letras, apresenta-se como pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com tipo de delineamento revisão de literatura, e baseia-se na análise discursiva de Brait (2006). Para base teórica, fundamenta-se em Candido (1989, 2000), Cunha (1998, 2004), Todorov (1975), dentre outros. Acompanhamos a origem histórica do gótico, o seu desenvolvimento na Europa e sua chegada ao Brasil junto ao chamado romantismo literário. Assim, constatamos a partir da análise de narrativas, personagens e elementos literários, que Álvares de Azevedo é adepto ao gótico em suas obras e vida pessoal.pt
dc.description.abstractWhen considering the first manifestations of Gothic in Brazil, we soon identify Manoel Antônio Álvares de Azevedo, writer and poet of the Second eneration of Brazilian Romanticism, as the introducer of this literature in the local scene. This thesis aims to identify the elements of Gothic aesthetics present in the author's works, the main focus of the analysis being the books Lira dos Vinte Anos e Noite na Taverna. This project, inserted in the Literature Research Line of the Languages Course, presents itself as a bibliographical research with a qualitative approach, and is based on the discursive analysis of Brait (2006). For theoretical basis, it is based on Candido (1989, 2000), Cunha (1998, 2004), Todorov (1975), and others. We follow the historical origin of Gothic, its development in Europe and its arrival in Brazil along with the socalled literary romanticism. Thus, from the analysis of narratives, characters and literary elements, we conclude that Álvares de Azevedo is adept of Gothic in his works and personal life.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1204
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/41
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetras - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.titleA presença do gótico em Lira dos vinte anos e Noite na taverna, de Álvares de Azevedo
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseLetras: Português/Inglês
local.rightsOpen Access
relation.isAdvisorOfPublicatione40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0
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