Desenvolvimento profissional docente: vivência baseada em colaboração de professores da educação superior
dc.contributor.advisor | Pimenta, Maria Alzira de Almeida | |
dc.contributor.author | Silva, Leo Victorino da | |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T14:20:47Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T14:20:47Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O presente estudo trata do Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Superior a partir de uma intervenção baseada em colaboração. A formação de professores universitários, no sentido de qualificação científica e pedagógica, é um dos fatores básicos da qualidade da Educação Superior, porém a maioria dos professores possui lacunas na sua formação pedagógica e atuação docente, demonstrando dificuldades na adoção e utilização de metodologias, estratégias e materiais de apoio. Ao mesmo tempo, práticas inovadoras e exitosas de docentes se limitam às suas salas de aulas isoladas do restante da comunidade acadêmica. Assim, essa pesquisa buscou investigar qual a correlação entre colaboração e o desenvolvimento profissional docente na Educação Superior. O objetivo principal da pesquisa foi propor um programa de desenvolvimento profissional docente baseado em colaboração, para professores da Educação Superior. Para isso, foram realizados os seguintes procedimentos: uma coleta de dados diagnóstica com um grupo de professores universitários de diferentes áreas; uma vivência de um modelo de desenvolvimento profissional docente baseado em colaboração; e, por fim, uma coleta de dados a respeito da evolução sobre os conceitos: Motivação, Objetivos, Didática, Avaliação e Reflexão sobre a prática. Os resultados revelam que os docentes do Ensino Superior, em sua maioria, carecem de formação pedagógica; desconhecem conceitos básicos para competência docente e as práticas e estratégias de aula de outros professores; o modelo proposto pode estimular a colaboração entre professores para inovarem suas práticas de ensino-aprendizagem, desenvolver conceitos básicos para atuação docente, e estimular a reflexão sobre suas práticas. | pt |
dc.description.abstract | The present study deals with Teacher Professional Development in Higher Education from an intervention based on collaboration. The training of university professors, in the sense of scientific and pedagogical qualification, is one of the basic factors of the quality of Higher Education, but most professors have gaps in their pedagogical training and teaching performance, demonstrating difficulties in the adoption and use of methodologies, strategies and support materials. At the same time, innovative and successful practices of professors are limited to their classrooms isolated from the rest of the academic community. Thus, this research sought to investigate the correlation between collaboration and teacher professional development in Higher Education. The main objective of the research was to propose a collaborative-based teacher professional development program for higher education teachers. For this, the following procedures were carried out: a diagnostic data collection with a group of university professors from different areas; an experience of a model of teacher professional development based on collaboration; and, finally, a collection of data regarding the evolution of the concepts: Motivation, Objectives, Didactics, Evaluation and Reflection on the practice. The results reveal that higher education teachers, for the most part, lack pedagogical training; they are unaware of basic concepts for teaching competence and the classroom practices and strategies of other teachers; the proposed model can encourage collaboration between teachers to innovate their teaching-learning practices, develop basic concepts for teaching, and stimulate reflection on their practices. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1593 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Professores universitários – Formação | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Professores – Educação (Educação permanente) | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.subject | Profissões – Desenvolvimento | |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação | |
dc.title | Desenvolvimento profissional docente: vivência baseada em colaboração de professores da educação superior | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Educação | |
relation.isAdvisorOfPublication | 600cccce-8601-4e9f-a008-d1659f6fc8cc | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 600cccce-8601-4e9f-a008-d1659f6fc8cc |