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Estudo dos impactos da integração da atual malha férrea sorocabana e análise de um novo traçado para a implementação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)

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Resumo / Abstract

A expansão desordenada das cidades, muitas vezes relacionada ao crescimento populacional e a falta de planejamento, tem aumentado o tráfego urbano de forma exponencial. Devido a isso, o tráfego de grandes cidades tem sido motivo de cuidado especial. A escolha do transporte individual é fator predominante para o congestionamento, grandes emissões de gases poluentes na atmosfera e consequentemente na qualidade de vida da população. A escolha por esse método de transporte pode ser explicada pela ineficiência do modelo público ou da precariedade dos transportes utilizados. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em várias cidades brasileiras, atrelado às linhas que garantam o fluxo e acessibilidade das pessoas, é um dos modos adequado para a mobilidade urbana, uma vez que menor quantidade de gases poluentes é emitida para a atmosfera e número de automóveis individuais reduzidos. Diante das condições, tanto de trânsito quanto da qualidade no transporte coletivo, utilizados hoje em Sorocaba e da rápida expansão industrial, constatou-se a necessidade de meios de transporte mais eficientes para atender as condições e estilo de vida rápido levado pela população e, para tanto, utilizar a já existente malha férrea, bem como a criação de novos traçados para a melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida dos habitantes. Propõe-se, portanto, analisar os possíveis impactos, tanto no viés da mobilidade quanto no ambiental e econômico, comparando condições atuais e futuras de Sorocaba às cidades que implantaram o VLT no seu sistema de tráfego coletivo. Constata-se que um modelo híbrido de mobilidade urbana, integrando o VLT aos modais já existentes na cidade de Sorocaba, trará um melhor escoamento do tráfego urbano, viabilidade econômica e qualidade de vida.


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