Repositório Institucional da UNISO
 

Da escrita de si a diálogos desconcertantes: pedacinhos de nada sobre as tecnologias no cotidiano escolar

dc.contributor.advisorGomes, Luiz Fernando
dc.contributor.authorFerraz, Sandra Antonia Convento de Moura
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:00Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:00Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou analisar as narrativas cotidianas de cinco gestores da rede municipal de Sorocaba, SP (diretor de escola, vice-diretor e orientador pedagógico), por meio do resgate de suas memórias midiáticas, no intuito de compreender e (re) pensar a integração das tecnologias da comunicação e informação nas relações de ensino. A perspectiva adotada é a Histórico-Cultural (Vygotsky), por considerar os fenômenos em constante movimento e transformação, corroborando a dinâmica do cotidiano escolar. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa, que aborda o estudo da experiência como história e a forma de se pensar sobre ela. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: diário de bordo da pesquisadora, diário de bordo de um gestor, questionários de cinco gestores e gravações em áudio pela técnica do grupo focal. O resgate das memórias midiáticas dos participantes nos deu indícios de que nossa constituição enquanto sujeitos, seja pessoal ou profissional, é fruto da interação social, cultural e histórica de que desfrutamos no transcorrer das relações humanas. Quanto às experiências com as tecnologias, essas se apresentaram refletidas nas práticas dos gestores, num processo de (re) construção e (re) dimensionamento constante no cotidiano escolar.por
dc.description.abstractThis research aimed to evaluate daily narrative of five members of the board from municipal schools in the city of Sorocaba, SP (Headmaster, Deputy Headmaster and School Counselor) by means of bringing back their media memories, in order to comprehend and (re)think the integration of communication and information technologies in teaching relationships. The perspective adopted was the culturalhistorical one (Vygotsky), for considering the phenomenon in constant movement and transformation, endorsing the daily school life. The methodology was based on narrative research, which addresses the experience evaluation as history and a way of thinking it. The methodological procedures applied included the researcher’s logbook, one of the members of the board’s logbook, surveys from five members of the board, and audio recording using focus group technique. The redemption of media memories of the participants gave evidence that our constitution as subjects, whether personal or professional, is the result of social, cultural and historical interaction, which we live throughout human relationships. Regarding the experiments with technologies, these were presented in the practice of the school members of the board in a process of constant (re)construction and (re)scaling of daily school life.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/629
dc.subjectEscolas - Organização e administração
dc.subjectTecnologia da informação
dc.subjectComunicação e tecnologia
dc.subjectEscolas - Sorocaba (SP)
dc.subjectTecnologia educacional
dc.subjectPrática de ensino
dc.titleDa escrita de si a diálogos desconcertantes: pedacinhos de nada sobre as tecnologias no cotidiano escolar
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
92761.pdf
Tamanho:
1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format