Repositório Institucional da UNISO
 

Direito como componente curricular nos cursos de graduação

dc.contributor.advisorGoergen, Pedro
dc.contributor.authorCorrêa, Vanessa Gurgel Gonzallez
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:16Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:16Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado buscou evidenciar os motivos que justificam a inclusão, na matriz curricular de cursos superiores de graduação, não pertencentes à Ciência Jurídica, do Direito como componente curricular obrigatório. Para tanto, foi realizado um estudo para vislumbrar a forma como se desenvolve o conhecimento e para desvelar sua abordagem, especialmente, na educação superior. Nesses termos, foi elaborada uma análise a respeito do Currículo, instrumento no qual se realiza a prática educativa, responsável por habilitar o estudante como profissional competente e, inclusive, como pessoa apta a viver/conviver em sociedade. A análise fortaleceu a ideia de que a práxis educacional deve considerar o ser humano como um ‘valor absoluto’, tornando possível compreender a dialética existente entre Educação e Direito como essencial fonte para a formação do Sujeito de Direito. A pesquisa realizada foi proveniente de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico. Os resultados apresentados evidenciaram a relevância de se incluir, nos cursos de graduação, e de se manter, nos que já o incluem, o componente curricular referente ao campo do Direito, concebendo esse procedimento como pressuposto para uma formação crítica, digna e cidadã, associada à finalidade essencial da educação superior: formação técnica e humanística. Nesta dissertação, o estudo evidenciou que, ao se incluírem conhecimentos jurídicos no Currículo dos cursos superiores de graduação não pertencentes à Ciência Jurídica, consegue-se fomentar um processo de ensino-aprendizagem mais reflexivo e consciente sobre a realidade social, contribuindo para a materialização do conhecimento significativo, que deve ser cultivado nas Instituições de Ensino Superior.pt
dc.description.abstractThis dissertation sought to highlight the reasons that justify the inclusion of Law as a compulsory subject of undergraduate courses, including courses that do not belong to the Legal Science. To do so, a study was carried out to envisage the way in which knowledge is developed and to unveil its approach, especially in higher education. In those terms an academic syllabus has been analyzed. Syllabus is the instrument in which the educational practice is carried out and it is responsible for enabling the student as a competent professional and as a person able to live in society. The analysis strengthened the idea that educational praxis shall consider human being as an 'absolute value', making it possible to understand the existing dialectic between Education and Law as an essential source for the formation of the Subject of Law. The research was based on a qualitative bibliographic study. The results presented evidenced the relevance of inclusion of the subject related to the field of Law in undergraduate courses and of maintaining in those that already include it, conceiving this procedure as a prerequisite for a critical and decent formation, associated to the essential purpose of higher education: a technical and humanistic training. In this dissertation, the study showed that by including juridical knowledge in the syllabus of undergraduate courses not belonging to Legal Science area, it is possible to foster a more reflective and conscious teaching-learning process on social reality, contributing to the materialization of knowledge that must be cultivated in Higher Education Institutions.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/811
dc.subjectEnsino superior - Curriculos
dc.subjectCurriculos - Planejamento
dc.subjectUniversidades e faculdades - Curriculos
dc.subjectDireito - Estudo e ensino
dc.titleDireito como componente curricular nos cursos de graduação
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
102652.pdf
Tamanho:
1.34 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format