Regulação e acreditação de cursos superiores de direito no Brasil
dc.contributor.advisor | Dias Sobrinho, José | |
dc.contributor.author | Scorsoline, Ailton Bueno | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:29Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:29Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A partir da vigência da Lei nº 9394/1996, a Educação Superior vem suportando uma série de impactos em sua estrutura ocasionados por uma proposta de regulação do Estado sob a linha mestra da avaliação. Sob essa ótica, a presente pesquisa de doutorado tem por objetivo discutir o processo de avaliação e regulação da Educação Superior Brasileira, sob o foco dos cursos de bacharelado em Direito. A partir do debate sobre o conceito de qualidade no cenário educacional brasileiro e mundial, serão analisadas as tensões entre Estado e Ordem dos Advogados do Brasil, no que se refere à convergência de critérios e parâmetros para a formação do futuro profissional da área: acreditação da educação superior. Compreender a relação do ente estatal e a OAB exige uma discussão sobre o atual cenário econômico mundial e brasileiro, cujas transformações nos modos de produção de riquezas têm influenciado decisivamente a formação profissional. | por |
dc.description.abstract | From the rule of Law No. 9394/1996, the Higher Education is supporting a number of impacts in its structure caused by a new draft regulation proposed by the Government/State, under the master evaluation. In this regard, the present research aims to discuss the evaluation process and regulation of Brazilian Higher Education, under the focus of the bachelor's in Law courses from the debate on the concept of quality in Brazilian and global educational scenarios. Tensions between the state and the Brazilian Bar Association will be analyzed in relation to the convergence criteria and standards for the training of the area´s professional future: accreditation of higher education. Understanding the relationship of the state entity and the Brazilian Bar Association requires a discussion on the current global economic and Brazilian scenarios, whose transformations in the wealth production modes have decisively influenced the professional training. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/697 | |
dc.subject | Ensino superior - Avaliação | |
dc.subject | Ensino superior - Avaliação - Brasil | |
dc.subject | Ensino superior e Estado - Brasil | |
dc.subject | Avaliação educacional | |
dc.title | Regulação e acreditação de cursos superiores de direito no Brasil | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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