Representações sociais sobre AIDS e sua influência no ensino-aprendizagem de um grupo de alunas de enfermagem
dc.contributor.advisor | Rolim, Eni de Jesus | |
dc.contributor.author | Almeida, Janie Maria de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:50:20Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:50:20Z | |
dc.date.issued | 1999 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho busquei através da teoria das representações sociais interpretar o comportamento das alunas de Enfermagem da PUC-Sorocaba, seus conhecimentos, sentimentos e atitudes com relação ao aprendizado sobre AIDS. A pesquisa foi realizada por meio de questionário semi-estruturado, sendo possível apurar que das 21 alunas pesquisadas, 83% demonstraram conhecer o conteúdo teórico, revelando um domínio do conhecimento científico, mas não necessariamente transpondo-o para sua vida pessoal. A análise permitiu ainda desvelar a representação social sobre a AIDS, caracterizando-a como doença epidêmica, que atinge a todos igualmente, é triste, incurável e fatal; o paciente provoca sentimentos de compaixão, pena, medo e preconceito. Apesar dessa realidade assumem o compromisso profissional de dar assistência a esse paciente. Interpretam como adequadas as ações das docentes reveladas durante o ensino, no contato com pacientes com HIV/AIDS. Finalmente foi possível apurar que a grande maioria das alunas não tem diálogo com os pais sobre: sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, anticoncepção e uso de drogas. O conjunto de conhecimentos advindos deste trabalho significou para mim, um marco importante porque, por meio dele, tenho pistas reais e seguras para direcionar e fundamentar minha prática pedagógica. | por |
dc.description.abstract | By using the theory of social representation I have tried in this work to analyse the behavior of Nursing Students from PUC-Sorocaba, their knowledge, feelings and attitudes as to their studies on AIDS. The research was based on a half-structured questionnaire making it possible to find out that 83% out of 21 students had show on theoretical content and mastered scientific knowledge, though not necessarily transfering it to their personal lives. This analysis also revealed a social representation on AIDS, characterizing it as an epidemic illness which affects everyone, it sad, incurable and fatal; on his turn the patient causes feelings of compassion, pity and prejudice. In spite of this reality the students commit themselves professionally to giving assistance to this kind of patient. They consider their teacher's attitudes in class adequate when contacting patients with HIV/AIDS. Finally it was possible to find out that most of the students do not talk with their parents about subjects such as sexually transmissibles deseases, anticonception and the use of drugs. The amount of knowledge acquired in this work has meant to me an important starting point through which I can get actual and safe clues to conduct and base my pedagogic practice on. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/236 | |
dc.subject | Enfermagem - Estudo e ensino | |
dc.subject | Representações sociais | |
dc.subject | AIDS (Doença) | |
dc.title | Representações sociais sobre AIDS e sua influência no ensino-aprendizagem de um grupo de alunas de enfermagem | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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