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O tempo de ensinar do professor de 1ª a 4ª série do ensino fundamental

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Data

2008

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Este trabalho faz uma reflexão crítica sobre o tempo que os professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de uma escola municipal de Sorocaba têm para se dedicar à função de ensino e aprendizagem na sua prática cotidiana. Para isto investiga as relações concretas do cotidiano entre instâncias superiores da Secretaria de Educação (SEDU), seus órgãos intermediários nas escolas e a prática docente, para entender o grau de autonomia de que os professores desfrutam na realidade escolar para a função de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico a investigação se orienta por duas estratégias distintas e complementares: 1- efetua o registro e análise de dados relativos aos projetos implantados nas escolas municipais de Sorocaba; 2- se orienta pelos dados obtidos da aplicação de um questionário nos professores da escola pesquisada, tendo em vista o conhecimento de suas opiniões acerca do tempo real de que desfrutam para a função de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista mais geral a investigação conclui pela existência de uma sobrecarga ao trabalho docente decorrente dos inúmeros projetos emanados das orientações da SEDU.


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