Repositório Institucional da UNISO
 

O tempo de ensinar do professor de 1ª a 4ª série do ensino fundamental

dc.contributor.advisorSalles, Fernando Casadei
dc.contributor.authorBrusaferro, Mariângela
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:25Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:25Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractEste trabalho faz uma reflexão crítica sobre o tempo que os professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de uma escola municipal de Sorocaba têm para se dedicar à função de ensino e aprendizagem na sua prática cotidiana. Para isto investiga as relações concretas do cotidiano entre instâncias superiores da Secretaria de Educação (SEDU), seus órgãos intermediários nas escolas e a prática docente, para entender o grau de autonomia de que os professores desfrutam na realidade escolar para a função de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico a investigação se orienta por duas estratégias distintas e complementares: 1- efetua o registro e análise de dados relativos aos projetos implantados nas escolas municipais de Sorocaba; 2- se orienta pelos dados obtidos da aplicação de um questionário nos professores da escola pesquisada, tendo em vista o conhecimento de suas opiniões acerca do tempo real de que desfrutam para a função de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista mais geral a investigação conclui pela existência de uma sobrecarga ao trabalho docente decorrente dos inúmeros projetos emanados das orientações da SEDU.pt
dc.description.abstractThis paper does a critical thinking about the time that the primary teachers from a public school in Sorocaba have to dedicate themselves to the teaching and to the learning in their everyday practice. In order to achieve this, it investigates the everyday concrete relations among higher areas of interest of the Education Department (Secretaria da Educação or SEDU), its intermediate organs inside the schools and the teaching practice to understand the level of autonomy which the teachers enjoy the schooling reality for the teaching and learning assignment. From the methodological point of view the investigation is guided by two distinct and complementary strategies: 1-it carries the data record and analysis out about the projects which were introduced into the public schools in Sorocaba; 2-it is guided by the data obtained from drawing up the questionnaire on the teachers of the chosen school taking into account the knowledge of their judgements about the real time they enjoy the teaching and learning assignment. From a broader point of view the investigation concludes that there is an overloaded work teaching originated from the numberless projects that are issued on behalf of SEDU directions.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/393
dc.subjectProfessores de ensino fundamental
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectTempo - Administração
dc.titleO tempo de ensinar do professor de 1ª a 4ª série do ensino fundamental
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
80997.pdf
Tamanho:
2.25 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format